Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20115
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Investigação de Desempenho dos Algoritmos Paralelos de Busca YBWC (síncrono) e APHID (assíncrono) nos Jogadores Automáticos
Author: Faria, Matheus Prado Prandini
First Advisor: Julia, Rita Maria da Silva
First member of the Committee: Oliveira, Gina Maira Barbosa de
Second member of the Committee: Gabriel, Paulo Henrique Ribeiro
Summary: Os algoritmos de busca da Inteligência Artificial YBWC (Young Brother Wait Concept) e APHID (Asynchronous Parallel Hierarchical Iterative Deepening) apresentam duas formas distintas de paralelismo do algoritmo sequencial Alfa-Beta. O primeiro segue uma abordagem síncrona, enquanto o segundo segue uma abordagem assíncrona. Dessa forma,o presente trabalho tem as seguintes metas principais: efetuar uma comparação conceitual entre as vantagens e as lacunas propiciadas pela abordagem síncrona do YBWC e pela abordagem assíncrona do APHID operando em arquiteturas de memória distribuída (por serem mais disponíveis, em função do custo, nos meios acadêmicos); implementar um ambiente que permita validar esse estudo teórico por meio da avaliação automática de desempenho de agentes jogadores construídos com base em cada um desses algoritmos.Neste trabalho, foram usados os seguintes agentes jogadores de Damas como base de avaliação do desempenho de ambos os algoritmos:D-VisionDraughts (baseado no YBWC) e o APHID-Draughts (baseado no APHID). Neste contexto, o segundo objetivo acima citado foi executado por meio da implementação de uma interface que permitiu conectar tais jogadores automáticos à plataforma internacional de Damas conhecida como CheckerBoard.Tal plataforma, além de integrar os principais agentes automáticos de Damas existentes, permite também a realização de jogos on-line envolvendo humanos. Neste cenário, a interface implementada no presente trabalho possibilitou a avaliação do desempenho dos agentes usados como ferramentas de teste do YBWC (D-VisionDraughts) e do APHID (APHID-Draughts) da seguinte forma: as escolhas de movimento efetuadas por ambos em torneios em que eles se enfrentaram foram submetidas, via interface implementada, ao melhor agente disponível na plataforma. O desempenho de cada um foi avaliado por meio de uma comparação automática entre as taxas de coincidência de movimento com relação ao consagrado agente Cake. Os resultados obtidos por tal análise permitiram validar a superioridade do agente APHID-Draughts sobre o D-VisionDraughts, o que corrobora o fato de que o algoritmo paralelo de busca APHID apresenta um desempenho melhor - considerando arquitetura de memória distribuída - em comparação ao algoritmo YBWC.
Keywords: Asynchronous Parallel Hierarchical Iterative Deepening
Aprendizagem de Máquina
Busca Paralela
Damas
Young Brother Wait Concept
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FARIA, Matheus Prado Prandini. Investigação de Desempenho dos Algoritmos Paralelos de Busca YBWC (síncrono) e APHID (assíncrono) nos Jogadores Automáticos. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20115
Date of defense: 8-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InvestigaçãoDesempenhoAlgoritmos.pdfTCC4.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.