Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20071
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Joice Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-12-26T16:18:32Z-
dc.date.available2017-12-26T16:18:32Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationGOMES, Joice Gonçalves. Curso de História/UFU: formação acadêmica e profissionalização. 2001. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20071-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/ DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurso de Históriapt_BR
dc.subjectUFUpt_BR
dc.subjectProfissionalpt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.titleCurso de História/UFU: formação acadêmica e profissionalizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria de Fátima Ramos de-
dc.contributor.referee1Silva, Idalice Ribeiro da-
dc.contributor.referee2Lima, Sandra Cristina Fagundes de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo estudar o Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia e os profissionais nele formados. Foi feita uma análise da forma como o curso é concebido, de suas alterações curriculares em seus respectivos períodos e de seus egressos. A pesquisa também busca analisar e compreender a preferência pelo bacharelado em detrimento da licenciatura. Para tanto a autora cotejou relatórios de estágio dos discentes do Curso de História da UFU, grades horárias dos currículos de graduação em História e Projetos Pedagógicos do curso com a bibliografia sobre o tema. A monografia se divide em três capítulos: o Capítulo I explora os currículos do curso de História da UFU, suas alterações, seus objetivos, a carga horária. No Capítulo II foi feito um resgate das alterações das concepções de História que fundamentaram as reformas curriculares ocorridas na década de 80 em diálogo com os relatórios redigidos na Disciplina de Prática de Ensino dos estudantes do curso de História da UFU. Por fim, no Capítulo III, foi feito um balanço do produto final do curso de História da UFU: o profissional que está atuando em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CursoHistoriaUFU.pdfTCC13.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.