Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20068
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tex Willer: o mito do herói estadunidense produzido na Itália
Autor(es): Antunes, Aline Ferreira
Primeiro orientador: Campo, Mônica Brincalepe
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) versa sobre a utilização do personagem de história em quadrinhos (HQ) italianos Tex Willer, produzido por Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Galeppinni a partir de 1948 em Milão, procurando estabelecer pontos de contatos entre a Itália enquanto local de produção do fumetti (quadrinho) e os Estados Unidos da América (EUA) enquanto local no qual habita o personagem de western, situado nas décadas finais do século XIX (1860 a 1890). Para a elaboração deste, diversas leituras foram realizadas, no que diz respeito à utilização de quadrinhos como fonte histórica, como objeto de investigação histórica, à história dos EUA no século XIX e da Itália no século XX (sobretudo pós 2ª Guerra Mundial) e também sobre o próprio personagem Tex Willer. O recorte estabelecido no presente texto foi, além de temporal, também temático na medida em que optei pela abordagem das aventuras que narram a participação de Tex na Guerra de Secessão estadunidense (1861-1865). Foi possível concluir a partir deste trabalho que por meio das aventuras de Tex publicadas em diversos momentos históricos e passando pela mão de diferentes roteiristas e desenhistas, diálogos são estabelecidos entre a Itália e os Estados Unidos na medida em que o personagem habita no Texas, mas é produzido em Milão. A escolha temática feita aqui restringe-se à Guerra de Secessão, porém as diversas leituras de Tex para além destas, em específico, revelam o desenvolvimento, amadurecimento do personagem tanto na grafia, como no roteiro e nas características psicológicas do mesmo. O que percebemos ao final das análises tecidas aqui foi que os criadores de Tex “compram” as ideias difundidas pela própria indústria cultural estadunidense (sobretudo no âmbito dos westerns). Neste sentido Tex é criado, imaginado, desenhado em um momento simbólico da construção do ideário de nação estadunidense (entre a Guerra de Secessão e a expansão e modernização do Oeste).
Palavras-chave: Tex Willer
Itália
Estados Unidos da América
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ANTUNES, Aline Ferreira. Tex Willer: o mito do herói estadunidense produzido na Itália. 2015. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20068
Data de defesa: 2015
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TexWillerMito.pdfTCC12.59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.