Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20067
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Religião e política na cinematografia de Glauber Rocha (1962-1968)
Author: Borges, Robert William
First Advisor: Ramos, Alcides Freire
First member of the Committee: Ribeiro, Juscelino Batista
Second member of the Committee: Ramos, Rosangela Patriota
Summary: A pesquisa objetiva analisar como o diretor Glauber Rocha tratou o tema religiosidade e política em seus filmes “Barravento”, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Terra em Transe”, produzidos entre 1962 e 1968. Glauber era um cineasta em que a utopia revolucionária andava de mãos dadas com a utopia mística. Será um Glauber milenarista aquele que, contra toda expectativa, continuava acreditando numa saída para um país mergulhado na ditadura civil-militar? Para tentar responder a esta questão o autor analisa as três películas à luz da bibliografia temática. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro explora o filme “Barravento”, em que a sociedade se representa no espaço menor de uma comunidade de pescadores. Esta funciona como microcosmo. Nele estão dadas as relações clássicas de exploração: o dono da rede leva a parte do Leão, enquanto os pescadores trabalham, arriscam a vida e ganham quase nada. O segundo capítulo trabalha com o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Nele a presença do elemento religioso é mais elaborada. O vaqueiro Manoel deverá atravessar duas etapas da alienação - o fanatismo do beato Sebastião e a violência bruta de Corisco - para encontrar seu próprio destino. O terceiro capítulo examina o filme “Terra em Transe”, onde a temática religiosa reaparece, porém, com um novo olhar. A religião é representada, ora negativamente, ora positivamente, o que indica uma mudança na apreensão do cineasta.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Religiosidade e política
Cinema
Glauber Rocha
Brasil
1962-1968
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BORGES, Robert William. Religião e política na cinematografia de Glauber Rocha (1962-1968). 2002. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20067
Date of defense: 2002
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReligiaoPoliticaCinematografia.pdfTCC12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.