Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20056
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Rurouni Kenshin – As Crônicas de uma Era Meiji: analogias da ficção histórica e o globalismo contemporâneo (1878-1999)
Author: Martineli, Rafael Colombo
First Advisor: Campo, Mônica Brincalepe
Summary: A obra Rurouni Kenshin – Crônicas da Era Meiji, de Nobuhiro Watsuki, instiga uma reflexão sobre a construção da cultura japonesa na década de 1990, assim como as políticas por trás da retomada do passado histórico pelo mangá. Através dela somos introduzidos à história da modernização do Japão, acompanhando os passos de Kenshin Himura, o lendário Battousai, o Retalhador e seus companheiros. Percebemos que o mangá, como documento histórico, comporta em si mais do que o momento histórico retratado, ele está impregnado da sua época de elaboração, os anos 1990. Faz parte dos dispositivos do “neonacionalismo” em voga no Japão, como uma mídia cultural propagadora de uma cultura japonesa grandiosa e estável, que concilia modernidade e tradição, servindo para formular uma identidade nacional. Portanto, o intuito deste trabalho é propor, a partir do mangá, pontes e analogias entre a construção da narrativa e das personagens, com momentos históricos e o momento do presente de elaboração da obra, realizando um levantamento historiográfico sobre a história desse país, as características particulares dos mangás, sua circulação e penetração, e, por fim, analisar o mangá como um produto dos anos de 1990, funcionando como uma propaganda do Japão em um mercado de consumidores global ao molde do globalismo.
Keywords: História do Japão
Mangá
Política
Neonacionalismo
Globalismo
Representações
Construção de identidades
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MARTINELI, Rafael Colombo. Rurouni Kenshin – As Crônicas de uma Era Meiji: analogias da ficção histórica e o globalismo contemporâneo (1878-1999). 2017. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20056
Date of defense: 2017
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RurouniKenshinCronicas.pdfTCC2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.