Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20052
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A industrialização como fator de desenvolvimento e a participação do SENAI no processo em Uberlândia
Author: Borges, Amélia Donizetti Casarotti
First Advisor: Gonçalves Neto, Wenceslau
First member of the Committee: Cardoso, Heloisa Helena Pacheco
Second member of the Committee: Nunes, Leandro José
Summary: O trabalho tem como objetivo reconstituir, de forma simples, o papel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na industrialização de Uberlândia a partir de 1970. Outro propósito desse trabalho monográfico é proporcionar à comunidade uberlandense, aos trabalhadores e estudantes, maior conhecimento a respeito da instituição e do seu trabalho. As fontes usadas para a realização dessa pesquisa foram: Informações básicas sobre Uberlândia (documento da Prefeitura Municipal de Uberlândia), jornais O Correio, O Triângulo, Estado de Minas, revista Minas Educação e os vídeos “Comemorações dos sessenta anos de criação do SENAI” (2002) e “Uberlândia - o centro do progresso brasileiro” (s/d). Esta monografia é composta por três capítulos. O primeiro capítulo recupera a industrialização brasileira, as dificuldades iniciais, as crises, os projetos políticos, os estados que se destacaram. Enfatiza o Estado de Minas Gerais, seu atraso e posterior recuperação. Destaca Belo Horizonte, e também, a cidade de Uberlândia, seu desenvolvimento, progresso e emergência. O segundo capítulo fala sobre a história do SENAI e seu papel no desenvolvimento industrial, tendo em vista que a instituição foi criada com o propósito de fornecer mão-de-obra especializada às indústrias. A educação profissional se destacava como importante fator para o desenvolvimento do país. O SENAI, desde o início, procurou atender a essa necessidade emergente. O último capítulo destaca a importância do SENAI em Uberlândia desde seus primórdios até o ano de 2002. São inúmeros os cursos oferecidos, serviços, assistência técnica e tecnológica.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
Uberlândia
Industrialização
1970-atualmente
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BORGES, Amélia Donizetti Casarotti. A industrialização como fator de desenvolvimento e a participação do SENAI no processo em Uberlândia. 2002. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20052
Date of defense: 2002
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IndustrializacaooFatorDesenvolvimento .pdfTCC8.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.