Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20049
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Processo de escolha dos dirigentes da UFU: ruptura ou continuidade? (1978-1991)
Author: Silveira, Dino Pedro da
First Advisor: Almeida, Paulo Roberto de
First member of the Committee: Morais, Sérgio Paulo
Second member of the Committee: Calvo, Célia Rocha
Summary: A finalidade deste trabalho é questionar a ausência da efetiva participação política da comunidade universitária e da comunidade uberlandense nos assuntos ou problemas referentes à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Principalmente a partir de sua federalização. Até que ponto e por qual razão essa ausência foi relevante para os grupos políticos ligados à classe dominante de Uberlândia? O que significou essa problemática, no processo eleitoral de 1991, para os grupos políticos representantes das classes populares? Assim, pretendeu-se questionar a “quase” vitalícia permanência dos grupos políticos atrelados à classe dominante de Uberlândia na direção da Universidade desde sua criação (1969). Essa pesquisa foi realizada a partir de trabalhos como a Tese de Doutorado de Eleonora Estela Ribeiro, “A constituição da Universidade Federal de Uberlândia e suas articulações com a educação fundamental através das memórias dos seus atores”, “A UFU no Imaginário Social”, de Coraly Gará Caetano e Miriam Michel Dib e as cartas-programas da eleição de 1991. O texto monográfico se divide em dois capítulos. O primeiro discute a forma como foi construída a federalização da Universidade; as articulações políticas dos grupos interessados neste espaço como oportunidade de alcançar poder e projeção política e catalisador de recursos financeiros para o desenvolvimento da cidade. Procura mostrar como era feita a escolha de dirigentes para a Universidade durante e posteriormente ao processo de federalização. Revela como dois grupos oriundos de um mesmo setor político puderam se revezar na direção da Universidade durante vinte e dois anos. No segundo capítulo são discutidas as propostas das chapas concorrentes à eleição da reitoria em 1991. Analisa suas propostas para a Universidade na área de ensino, pesquisa e extensão.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Universidade Federal de Uberlândia
Política
Escolha de dirigentes
Reitoria
Uberlândia-MG
1978-1991
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVEIRA, Dino Pedro da. Processo de escolha dos dirigentes da UFU: ruptura ou continuidade? (1978-1991). 2002. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20049
Date of defense: 2002
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessoEscolhaDirigentes.pdfTCC9.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.