Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20048
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNovais, Tatiana Barbosa-
dc.date.accessioned2017-12-26T16:07:55Z-
dc.date.available2017-12-26T16:07:55Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationNOVAIS, Tatiana Barbosa. A representação dos oprimidos nas canções de Chico Buarque. 2002. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20048-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCançõespt_BR
dc.subjectOprimidospt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectChico Buarquept_BR
dc.subject1965-1981pt_BR
dc.titleA representação dos oprimidos nas canções de Chico Buarquept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA proposta desta monografia é analisar as principais características dos excluídos socialmente presentes em algumas canções de Chico Buarque, como os operários, cidadãos voltados ao trabalho e sujeitos a várias situações; a mulher, como ser submisso; e a malandragem, marginalizada pelo sistema e por sua negação do trabalho. Tomando essas três vertentes, trabalha-se a posição do cantor e compositor em relação a esses três tipos de oprimidos nos dias atuais, procurando mostrar qual o tipo de público que o compositor atinge e se ele muda a sua posição com relação a esses tipos no decorrer de sua carreira. O texto monográfico é composto por três capítulos: o primeiro trata do tema operário e seu recorte cronológico se estende de 1965 a 1971, abrangendo o início da carreira do músico. Este era considerado intransigente defensor do estilo tradicional de compor, principalmente entre os Tropicalistas. Já o segundo capítulo trata da figura do feminino, buscando uma canção do início de sua fase crítica - Sem Fantasia (1967). O último capítulo analisa a temática da malandragem, começando com Juca (1966), uma toada de protesto e defesa do samba. Também se pode perceber essa forma incisiva na música O Malandro (1979) da peça “Ópera do Malandro” (1979) que é a melhor explicação da cadeia de malandragem generalizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration72pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - História (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RepresentacaoOprimidosCancoes.pdfTCC3.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.