Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20019
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Christian Alves-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:07:20Z-
dc.date.available2017-12-18T13:07:20Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationMARTINS, Christian Alves. Os termos da História e os minidicionários: insuficiências e inadequações. 2002. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20019-
dc.descriptionPalavras-chave e resumos criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTermos de Históriapt_BR
dc.subjectMinidicionáriospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectInsuficiênciapt_BR
dc.titleOs termos da História e os minidicionários: insuficiências e inadequaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Evandro Silva-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia procura justificar a insuficiência dos minidicionários no tratamento dos termos de História no ensino fundamental. Analisa os termos selecionados dos livros didáticos a partir de consulta a dois exemplares de minidicionários encontrados no mercado, justificando suas limitações. Para a execução da pesquisa, fez-se uma seleção bibliográfica de artigos, estudos e teses como subsídio teórico-metodológico. O corpus foi pesquisado nos termos dos livros didáticos e foram utilizados para a análise os minidicionários Luft e Aurélio, de Celso Pedro Luft e de Aurélio Buarque de Holanda, respectivamente, além do Dicionário de Nomes, Termos e Conceitos Históricos de Antônio Carlos do Amaral Azevedo. O texto monográfico se divide em quatro capítulos: o primeiro se refere à apresentação geral do trabalho. Inicialmente introduziu-se o assunto da monografia e o tema da pesquisa foi destacado, traçando os objetivos propostos, as hipóteses levantadas, os fatores que justificaram o trabalho e a composição do corpus analisado. O segundo capítulo apresenta as bases teóricas referentes à terminologia, utilizadas como subsídios para o desenvolvimento do tema. O terceiro aborda as características das definições terminológicas a fim de possibilitar a análise dos termos constantes nos manuais de História em uso no ensino fundamental de Uberlândia. O último capítulo consiste na análise dos termos e foi feita a partir das reflexões hauridas no embasamento teórico, sobretudo no terceiro capítulo. A conclusão consiste numa resenha do trabalho salientando que a hipótese levantada foi alcançada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration70pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TermosHistoriaMinidicionarios.pdfTCC8.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.