Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20019
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Christian Alves | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T13:07:20Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T13:07:20Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Christian Alves. Os termos da História e os minidicionários: insuficiências e inadequações. 2002. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20019 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumos criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Termos de História | pt_BR |
dc.subject | Minidicionários | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.subject | Insuficiência | pt_BR |
dc.title | Os termos da História e os minidicionários: insuficiências e inadequações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Evandro Silva | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia procura justificar a insuficiência dos minidicionários no tratamento dos termos de História no ensino fundamental. Analisa os termos selecionados dos livros didáticos a partir de consulta a dois exemplares de minidicionários encontrados no mercado, justificando suas limitações. Para a execução da pesquisa, fez-se uma seleção bibliográfica de artigos, estudos e teses como subsídio teórico-metodológico. O corpus foi pesquisado nos termos dos livros didáticos e foram utilizados para a análise os minidicionários Luft e Aurélio, de Celso Pedro Luft e de Aurélio Buarque de Holanda, respectivamente, além do Dicionário de Nomes, Termos e Conceitos Históricos de Antônio Carlos do Amaral Azevedo. O texto monográfico se divide em quatro capítulos: o primeiro se refere à apresentação geral do trabalho. Inicialmente introduziu-se o assunto da monografia e o tema da pesquisa foi destacado, traçando os objetivos propostos, as hipóteses levantadas, os fatores que justificaram o trabalho e a composição do corpus analisado. O segundo capítulo apresenta as bases teóricas referentes à terminologia, utilizadas como subsídios para o desenvolvimento do tema. O terceiro aborda as características das definições terminológicas a fim de possibilitar a análise dos termos constantes nos manuais de História em uso no ensino fundamental de Uberlândia. O último capítulo consiste na análise dos termos e foi feita a partir das reflexões hauridas no embasamento teórico, sobretudo no terceiro capítulo. A conclusão consiste numa resenha do trabalho salientando que a hipótese levantada foi alcançada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 70 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TermosHistoriaMinidicionarios.pdf | TCC | 8.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.