Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19994
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ambulantes: desempregados ou trabalhadores em busca da autonomia? Uberlândia (1980-1995)
Autor(es): Araújo, Luciene Alves de
Primeiro orientador: Caetano, Coraly Gará
Resumo: Este trabalho monográfico objetiva resgatar a história e os significados do cotidiano dos trabalhadores ambulantes da cidade de Uberlândia. Ao mesmo tempo é uma reflexão sobre o significado que essas pessoas dão às suas vidas e como agem no sentido de garantirem suas condições de sobrevivência. A partir da crítica da imagem que os meios de comunicação oficial e empresarial buscam estabelecer em relação aos camelôs e ambulantes procura resgatar um pouco da experiência desta categoria de trabalhadores. Suas práticas de intervenção no espaço público, o modo como defendem seus interesses. As inspirações teórico-metodológicas para a realização do trabalho monográfico foram as obras “O campo e a cidade” (Raymond Williams), “A Formação da Classe Operária” vol. I, II, III (E.P. Thompson) e as teses de mestrado de José Carlos Sousa e Eder Sader sobre os movimentos sociais. O autor analisou 25 depoimentos obtidos através de entrevista oral. O texto da pesquisa está dividido em três capítulos: o primeiro descreve o modo como vivem os camelôs, onde estão na cidade, o seu cotidiano, quais suas condições de vida, suas visões em relação aos conflitos e as diferenças diante das mesmas lutas. O segundo capítulo aborda os conflitos gerados pela fiscalização da Prefeitura Municipal de Uberlândia na tentativa de impedir a atuação dos ambulantes e as estratégias de resistência que estes utilizam para driblar os fiscais. No terceiro capítulo, a Associação Profissional de Vendedores Ambulantes de Uberlândia será analisada para que haja uma melhor compreensão do seu papel nas negociações dos trabalhadores ambulantes junto aos órgãos públicos e como aqueles se posicionam diante da mesma.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Palavras-chave: Uberlândia
1980-1995
Trabalhadores ambulantes
Desemprego
Autonomia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ARAÚJO, Luciene Alves de. Ambulantes: desempregados ou trabalhadores em busca da autonomia? Uberlândia (1980-1995). 1997. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19994
Data de defesa: 1997
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmbulantesDesempregadosTrabalhadores.pdf35.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.