Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19981
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Title: Prevalência da doença periodontal e de eventos adversos na gravidez em gestantes de alto risco do hospital de clínicas da universidade federal de Uberlândia
Author: Santana, Vanessa de Sousa
First Advisor: Oliveira, Ana Paula de Lima
Summary: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a prevalência da doença periodontal em um grupo de mulheres grávidas de alto risco que são atendidas na Clínica de Gestantes do Hospital das Clínicas de Uberlândia. Participaram deste estudo mulheres grávidas em tratamento no serviço de alto risco do departamento de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal de Uberlândia. Foi realizado exame clínico periodontal que incluiu: (1) Índice de Placa (IP); (2) Índice Gengival (IG); (3) Índice de Sangramento à Sondagem (ISS); (4) Profundidade de Bolsa à Sondagem (PBS); (5) Nível de Inserção à Sondagem (NI); (6) Supuração (SUP). A maioria das gestantes atendidas apresentou doença periodontal (78,8%), com valores maiores para PC (periodontite crônica) e gengivite. A maioria das gestantes apresentou algum tipo de problema no parto (14 apresentaram, representando 58,3% das pacientes). Das 14 gestantes que apresentaram algum problema no parto, onze delas (78,6%) tinham doença periodontal. Apesar de os resultados mostrarem uma alta prevalência de doença periodontal nas gestantes de alto risco não encontramos correlação entre eventos adversos no parto e a doença periodontal. São necessários estudos com tamanho de amostra maior para confirmar a relação da doença periodontal com os eventos adversos da gravidez.
Keywords: Doença periodontal
Gestantes
Alto risco
Parto prematuro
Baixo peso ao nascer
Pré-eclâmpsia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::PERIODONTIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: Santana, V.S.. Prevalência da doença periodontal e de eventos adversos na gravidez em gestantes de alto risco do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2017 25 f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19981
Date of defense: 6-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PrevalênciaDoençaPeriodontal.pdf
  Until 2019-12-01
TCC2.97 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.