Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19974
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Contaminação do ar e superfícies em clínicas odontológicas da Universidade Federal de Uberlândia
Autor(es): Ávila, Bruna Cristiane de
Primeiro orientador: Naves, Karinne Spirandelli Carvalho
Resumo: Staphylococcus aureus é um agente associado às infecções hospitalares, devido à elevada frequência e patogenicidade, que o capacitam a produzir doenças tanto em indivíduos imunocomprometidos quanto em hígidos. É de fácil disseminação intra-hospitalar e se caracteriza pela resistência cumulativa a antimicrobianos. É agente de várias infecções, brandas ou severas, incluindo lesões cutâneas, abscessos, infecções de feridas e pneumonia. O presente estudo buscou avaliar a contaminação do ar e de superfícies passíveis de serem contaminadas pelas mãos dos profissionais de saúde (equipo, cadeira odontológica, alça do refletor e mocho) nos blocos 4L1, 4L2, 4T e pronto socorro odontológico da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Os resultados mostraram contaminação total média de 9,25 UFC/placa para o ar e 9,19 UFC/placa, para as superfícies. Foram dois isolados (11,0%) de MRSA, um produtor de beta-lactamase e um compatível com o fenótipo MLSbi. Todos os ambientes pesquisados apresentaram contaminação aerógena e em 75,0% das coletas de ar foram positivas para o isolamento de Staphylococcus aureus. Para a contaminação de superfícies por bactérias mesófilas totais esteve abaixo do recomendado, entretanto a presença de contaminação por Staphylococcus aureus foi positiva em 22,2% dos sítios coletados. Mesmo que a presença deste indicador tenha permanecido abaixo do máximo aceitável para indicadores, estes resultados devem ser um alerta para a monitorização da limpeza e desinfecção dos ambientes.
Palavras-chave: Staphylococcus aureus
Contaminação ar e superfícies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ÁVILA, Bruna Cristiane. Contaminação do ar e superfícies em clínicas odontológicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 27.f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19974
Data de defesa: 6-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contaminaçãodoar.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.