Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19954
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDeus, Roberta Liz de Queiroz Sousa de-
dc.date.accessioned2017-12-06T23:58:13Z-
dc.date.available2017-12-06T23:58:13Z-
dc.date.issued2017-09-15-
dc.identifier.citationDEUS, Roberta Liz de Queiroz Sousa de. Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19954-
dc.description.abstractThis dissertation presents reflections on my pedagogical practice, involving corporeal experiences, with children from 4 to 5 years old. The practice, analyzed here, occurred in 2015, at a Municipal School of Early Childhood Education in the city of Uberlândia/MG. Through procedures based on the cartographic method, I tried to rethink my artistic trajectory and teacher training in order to find sources, pedagogical and artistic references that reverberated in my own analyzed teaching practice. One of the focuses of study, awakened by these references, was the way artists from various areas connect with young children. For the analysis of this aspect, as well as others raised during the research, audiovisual records and notes on the classes coordinated by me were analyzed. These classes involved playful procedures in children's bodily experience. From the analysis of the records, other topics, besides the way of establishing a connection, were raised, being also related to the previous references revisited. Among these themes are: play as its own territory or as performance and its appropriation by children; the presence of chance in meetings; as well as the way of sharing the experience that approached the developed process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectArtes Cênicaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPrimeira Infânciapt_BR
dc.subjectCorporeitypt_BR
dc.subjectPerforming Artspt_BR
dc.subjectEarly Childhoodpt_BR
dc.titleJogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infânciapt_BR
dc.title.alternativePlay, body and spacept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Vilma Campos dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738083E8pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Ricardo Carvalho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9728770669406605pt_BR
dc.contributor.referee2Caon, Paulina Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4440863322840233pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230110J5pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta reflexões decorrentes da minha prática pedagógica, envolvendo experiências corporais com crianças de quatro a cinco anos. A prática aqui analisada ocorreu no ano de 2015, em uma Escola Municipal de Educação Infantil da cidade de Uberlândia/MG. Por meio de procedimentos advindos do método cartográfico, busco refazer minha trajetória artística e de formação docente a fim de encontrar fontes, referências pedagógicas e artísticas que reverberam na minha prática docente considerada nesta análise. Um dos focos de estudo, despertado por essas referências, são as maneiras que artistas de diversas áreas têm de estabelecer encontros com as crianças pequenas. Para análise deste aspecto e de outros suscitados no decorrer da pesquisa, proponho-me a ponderar acerca de registros audiovisuais e notas feitas em caderno de campo, das aulas coordenadas por mim e que envolveram procedimentos lúdicos na experiência corporal das crianças. A partir da reflexão suscitada por estes registros, outros temas, além do modo de estabelecer o encontro, abrolharam, estando também em acordo com as referências prévias revisitadas. Dentre estes temas estão: o jogo como território próprio ou como performance e a sua apropriação pelas crianças, a presença do acaso nos encontros, o modo de compartilhar a experiência com a comunidade, bem como o papel do adulto que coordena os encontros. Encerro, retomando a relação percebida entre o estado de atenção presente enquanto artista da cena e o modo de estar em jogo com as crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.32pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
jogocorpoespaco.pdfDissertação66.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.