Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19954
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância
Alternate title (s): Play, body and space
Author: Deus, Roberta Liz de Queiroz Sousa de
First Advisor: Leite, Vilma Campos dos Santos
First member of the Committee: Figueiredo, Ricardo Carvalho de
Second member of the Committee: Caon, Paulina Maria
Summary: Esta dissertação apresenta reflexões decorrentes da minha prática pedagógica, envolvendo experiências corporais com crianças de quatro a cinco anos. A prática aqui analisada ocorreu no ano de 2015, em uma Escola Municipal de Educação Infantil da cidade de Uberlândia/MG. Por meio de procedimentos advindos do método cartográfico, busco refazer minha trajetória artística e de formação docente a fim de encontrar fontes, referências pedagógicas e artísticas que reverberam na minha prática docente considerada nesta análise. Um dos focos de estudo, despertado por essas referências, são as maneiras que artistas de diversas áreas têm de estabelecer encontros com as crianças pequenas. Para análise deste aspecto e de outros suscitados no decorrer da pesquisa, proponho-me a ponderar acerca de registros audiovisuais e notas feitas em caderno de campo, das aulas coordenadas por mim e que envolveram procedimentos lúdicos na experiência corporal das crianças. A partir da reflexão suscitada por estes registros, outros temas, além do modo de estabelecer o encontro, abrolharam, estando também em acordo com as referências prévias revisitadas. Dentre estes temas estão: o jogo como território próprio ou como performance e a sua apropriação pelas crianças, a presença do acaso nos encontros, o modo de compartilhar a experiência com a comunidade, bem como o papel do adulto que coordena os encontros. Encerro, retomando a relação percebida entre o estado de atenção presente enquanto artista da cena e o modo de estar em jogo com as crianças.
Abstract: This dissertation presents reflections on my pedagogical practice, involving corporeal experiences, with children from 4 to 5 years old. The practice, analyzed here, occurred in 2015, at a Municipal School of Early Childhood Education in the city of Uberlândia/MG. Through procedures based on the cartographic method, I tried to rethink my artistic trajectory and teacher training in order to find sources, pedagogical and artistic references that reverberated in my own analyzed teaching practice. One of the focuses of study, awakened by these references, was the way artists from various areas connect with young children. For the analysis of this aspect, as well as others raised during the research, audiovisual records and notes on the classes coordinated by me were analyzed. These classes involved playful procedures in children's bodily experience. From the analysis of the records, other topics, besides the way of establishing a connection, were raised, being also related to the previous references revisited. Among these themes are: play as its own territory or as performance and its appropriation by children; the presence of chance in meetings; as well as the way of sharing the experience that approached the developed process.
Keywords: Corporeidade
Artes Cênicas
Educação Infantil
Primeira Infância
Corporeity
Performing Arts
Early Childhood
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Quote: DEUS, Roberta Liz de Queiroz Sousa de. Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.32
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19954
Date of defense: 15-Sep-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jogocorpoespaco.pdfDissertação66.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.