Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19952
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Title: Comorbidade de aparelhos intraorais no tratamento do ronco e apneia para o sistema estomatognático: revisão sistemática
Author: Marra, Bárbara de Assis
First Advisor: Porta, Sheila Rodrigues de Sousa
First member of the Committee: Porta, Sheila Rodrigues de Sousa
Second member of the Committee: Soares, Carlos José
Third member of the Committee: Bernardino Jr, Roberto
Summary: Os aparelhos intraorais (AIOs) desempenham importante papel no tratamento da síndrome da apneia/hipoapneia obstrutiva do sono (SAHOS). Assim, objetivou-se investigar efeitos adversos desta terapia, para o sistema estomatognático, considerando o tempo de tratamento e o tipo de dispositivo utilizado. O trabalho desenvolveu-se por meio de revisão sistemática da literatura, abrangendo publicações científicas dos últimos 20 anos, sem restrição de idioma, nas bases de dados PUBMED e BIREME (MEDLINE, LILACS, CBO e CENTRAL). Foram revisados artigos que tratam de estudos observacionais sobre o uso de AIOs na terapia da SAHOS em pacientes adultos. Utilizando os descritores apnea, obstructive sleep [MeSH Terms] AND occlusal splints [MeSH Terms] foram encontrados 198 artigos, sendo 55 selecionados pelo título e resumo, de acordo com os critérios de inclusão (estudos longitudinais, transversais e série de casos) e exclusão (relato de caso clínico individual e estudos de eficácia). A qualidade dos trabalhos foi avaliada de acordo com o risco de viés, dos quais 20 artigos foram classificados de baixo risco e utilizados para esta revisão. A ocorrência de efeitos colaterais foi computada de acordo com a estrutura, frequência, severidade, bem como ser motivo de desistência do tratamento. Os trabalhos apontam alterações significantes, que aparecem logo no início do tratamento, especialmente nas relações oclusais e/ou articulação temporomandibular, no entanto, alertam para a sua transitoriedade e provável insignificância clínica das mesmas, que parecem não ser a causa principal da desistência do tratamento. Não foi possível relacionar o tipo de aparelho com os efeitos adversos. Conclui-se que é imprescindível que o Cirurgião Dentista monitore o paciente para a prevenção de potenciais efeitos adversos. Ainda, são necessários estudos que orientem a correta indicação e acompanhamento destes pacientes.
Keywords: Apneia do sono tipo obstrutiva
Placas oclusais
Efeitos adversos
Revisão
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MARRA, Bárbara de Assis. Comorbidade de aparelhos intraorais no tratamento do ronco e apneia para o sistema estomatognático: revisão sistemática. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19952
Date of defense: 10-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComorbidadeAparelhosIntraorais.pdf
  Until 2019-11-10
TCC1.29 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.