Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19947
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Avaliação do estilo parental: influência sobre a saúde bucal e o comportamento infantil frente ao tratamento odontológico |
Author: | Gontijo, Camila Raíssa Oliveira |
First Advisor: | Prado, Alessandra Maia de Castro |
First coorientator: | Farinha, Marciana Gonçalves |
First member of the Committee: | Oliveira, Danielly Cunha Araújo Ferreira de |
Second member of the Committee: | Oliveira, Fabiana Sodré de |
Third member of the Committee: | Miranda, Rafael Resende de |
Summary: | O estudo sobre estilos parentais é de grande relevância, visto que envolve a família e consequentemente toda a sociedade. A adoção de hábitos comportamentais coerentes na infância começa com os pais, que desempenham um importante papel no estilo de vida relacionado à saúde bucal dos filhos. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência do estilo parental sobre a saúde bucal e o comportamento infantil frente ao tratamento odontológico. Participaram 20 pares de pais e filhos, estes com idade entre 5 e 8 anos de idade, atendidos na Clínica de Odontopediatria da Universidade Federal de Uberlândia. Os pais responderam ao Inventário de Estilos Parentais (IEP), o qual apresentou resultados entre -6 e 17. Para a avaliação do comportamento das crianças durante o atendimento odontológico utilizou-se a Escala de Frankl, a qual classificou o comportamento em positivo (35,0%) e definitivamente positivo (65,0%). A condição de saúde bucal foi avaliada por meio do índice ceo-d/CPO-D, que variou de 0 a 13. Os dados obtidos foram submetidos ao Coeficiente de Correlação por Postos de Spearman. Foi possível concluir que os valores obtidos através do IEP não tiveram correlações estatisticamente significantes com os índices ceo-d/CPO-D e com a Escala de Comportamento de Frankl. |
Abstract: | The study of parental styles is of great relevance, since it involves the family and consequently the whole society. Adoption of consistent behavioral habits in childhood begins with parents, who play an important role in the lifestyle related to the oral health of children. Thus, the objective of this study was to evaluate the influence of parental style on oral health and child behavior in relation to dental treatment. Participated 20 pairs of parents and children, these aged between 5 and 8 years, attended at the Pediatric Dentistry Clinic at Federal University of Uberlândia. The parents responded to the Parenting Styles Inventory (PSI), which presented results between -6 and 17. To evaluate the behavior of children during dental care, the Frankl Scale was used, which classified the behavior as positive (35.0%) and definitely positive (65.0%). The oral health status was evaluated using the ceo-d/CPO-D index, which ranged from 0 to 13. The data obtained were submitted to the Spearman’s Correlation Coefficient. It was possible to conclude that the values obtained through the PSI did not have statistically significant correlations with the ceo-d / CPO-D indexes and the Frankl Behavior Scale. |
Keywords: | Relação parental Parenting saúde bucal oral health comportamento infantil child behaviour |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | GONTIJO, Camila Raíssa Oliveira. Avaliação do estilo parental: influência sobre a saúde bucal e o comportamento infantil frente ao tratamento odontológico. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19947 |
Date of defense: | 7-Nov-2017 |
Appears in Collections: | TCC - Odontologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AvaliaçãoEstiloParental.pdf | TCC | 1.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.