Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19944
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Interferência do mulching e das tensões de água no solo na presença do bicho-mineiro e na taxa de enfolhamento do cafeeiro
Author: Borges, Vinícius Mariano Ribeiro
First Advisor: Alvarenga, Cleyton Batista de
First member of the Committee: Rinaldi, Paula Cristina Natalino
Second member of the Committee: Zampiroli, Renan
Summary: A irrigação de qualidade em conjunto com uma cobertura adequada, pode elevar a produtividade da lavoura. O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de estudar os efeitos da tensão da água no solo e do uso de cobertura com plástico nas cores branco e prata na infestação do bicho-mineiro e na taxa de enfolhamento do cafeeiro. O trabalho foi conduzido em área experimental da fazenda Juliana e nas dependências do Laboratório de Máquinas e Mecanização (LAMM) da Universidade Federal de Uberlândia, campus Monte Carmelo. Foi instalado tensiômetro na área para monitorar a tensão de retenção da água no solo: Padrão da fazenda, 20 kPa (I20), 40 kPa (I40) e tensão de 60 kPa (I60); e cobertura com plástico nas cores branca, prata e sem cobertura. A determinação da taxa de enfolhamento foi realizada por meio da contagem do número total de folhas, maiores que dois centímetros, presentes nos ramos plagiotrópicos primário e secundário. O monitoramento do bicho-mineiro foi realizado, quinzenalmente, observando-se o 3° ou 4° pares de folha em toda a planta devido ao seu tamanho, utilizando como nível de controle 10% de folhas com larvas vivas, para o enfolhamento, o mulching prata com as tensões de 20 kPa, 40 kPa e o manejo sem mulching com tensão de 20 kPa se sobressaíram aos demais tratamentos, obtendo uma maior porcentagem de crescimento na taxa de enfolhamento. Para o bicho mineiro, o mulching prata com as tensões de 20 kPa e padrão fazenda obteve um melhor resultado em relação aos demais tratamentos, embora nenhum destes tenham atingido o nível de controle de 10%.
Keywords: Coffea arábica
Irrigação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BORGES, V. M. R. Interferência do mulching e das tensões de água no solo na presença do bicho-mineiro e na taxa de enfolhamento do cafeeiro. 2017. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19944
Date of defense: 9-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Interferênciamulchingtensões.pdfTCC372.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.