Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19943
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Title: Distância entre a incisura infraorbital e o forame infraorbital em crânios dentados e edentados totais: uma referência para a técnica de anestesia do nervo infraorbital.
Author: Vieira, Rafael Breno Batista
First Advisor: Luiz, Fabio Franceschini Mitri
Summary: O esqueleto facial sofre alterações estruturais, decorrentes da perda geral de massa óssea, na idade senil. Estas alterações podem ser intensificadas com a perda total dos dentes, o que leva à reabsorção progressiva do processo alveolar, em especial nas maxilas, alterando as distâncias entre os acidentes anatômicos importantes para a realização da técnica de anestesia do nervo infraorbital. O objetivo principal é determinar a distância média da incisura infraorbital até o forame infraorbital, como referência para a técnica de anestesia do nervo infraorbital em maxilas dentadas e edentadas totais. Para este estudo, foram utilizados 46 crânios adultos, sendo 23 crânios dentados e 23 edentados, assim, 46 maxilas dentadas (direita e esquerda) e 46 maxilas edentadas (direita e esquerda) sem consideração sobre gênero ou raça. Dessa forma, os seguintes fatores estarão em estudo: Presença ou não de dentes (maxila dentada e maxila edentada) e Antímero (direito e esquerdo). A análise estatística revelou diferença significativa entre as maxilas dentadas e edentadas totais, com menor distância entre os pontos anatômicos na maxila edentada total. Em contrapartida, a interação entre os antímeros nas respectivas maxilas não revelou diferença significativamente estatística. O estudo nos leva a concluir que a diminuição significativa da distâncias entre a incisura e o forame infraorbital no edentado total se torna uma importante ferramenta de referência para o cirurgião dentista na execução da técnica de anestesia do nervo infraorbital, podendo resultar em um maior conforto para o paciente.
Keywords: incisura infraorbital
nervo infraorbital
anestesia
maxila edentada
forame infraorbital;
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: VIEIRA, Rafael Breno Batista. Distância entre a incisura infraorbital e o forame infraorbital em crânios dentados e edentados totais: uma referência para a técnica de anestesia do nervo infraorbital. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19943
Date of defense: 8-Oct-2017
Appears in Collections:TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Distanciaentreincisura.pdf
  Until 2019-10-08
TCC1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.