Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19912
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Movimentos sociais: CPT, entre Igreja conservadora e progressista
Autor: Alves, Angela Maria
Primer orientador: Almeida, Antônio de
Resumen: Esta monografia analisa a ambiguidade da atuação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) junto aos movimentos sociais no bojo da disputa entre a ala conservadora da Igreja Católica e os adeptos da Teologia da Libertação em Uberlândia e região na década de 1980. Para tanto, a autora trabalhou com entrevistas orais. O texto monográfico se divide em: Introdução, em que a autora trata da condição do trabalhador rural no Brasil. No Desenvolvimento apresenta o surgimento da CPT no seio da Igreja Católica e sua atuação junto aos movimentos sociais. Na Conclusão lança questionamentos a respeito da ambiguidade dessa atuação.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Palabras clave: Comissão Pastoral da Terra
Igreja Católica
Uberlândia e região
Hoje
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALVES, Angela Maria. Movimentos sociais: CPT, entre Igreja conservadora e progressista. 1987. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1987.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19912
Fecha de defensa: 1987
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MovimentosSociaisIgreja.pdfTCC3.79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.