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dc.creatorMendonça, James Madson-
dc.date.accessioned2017-11-09T17:14:47Z-
dc.date.available2017-11-09T17:14:47Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.citationMENDONÇA, James Madson. A formulação e a resolução de problemas nos primeiros anos do ensino fundamental. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.54pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19893-
dc.description.abstractThis present research intended to answer the questioning: which are the theoretical and practical knowledge that base the formulation and resolution of problems that Mathematic teachers of the early years of Elementary School need to develop an alternative pedagogical practice, capable and different of that which endures in the school context? To answer this question it was elaborated an objective which had as parameters, study, identify, analyze and systematize the essential theoretical and practical knowledge which refers to the formulation and resolution of problems which could, somehow, contribute with the improvement of the Mathematic teaching actions practiced by the teachers of the early years of Elementary School. It was developed a bibliographic research to search alternative answers, emphasizing, therefore, the resolutions of problems as one of the methodological and innovative education proposes, which enhance the teaching-learning process breaking with the current reproductive and repetitiveimitative actions to contextualized actions which stimulate the participation of the student, in or out the classroom, in a playful way some mathematics scholar contents or formal like the ones of daily life too. To enable these innovative teaching proposals, the continuous training of the teacher must be a constant in the school life and not just sometimes as it was sufficient for the development of the education in Brazil. Therefore, the learning proposal which oriented the theoretical and methodological bases of this work was The Cognitive Theory of Bruner, which is associated to the conceptions of problems and not to mathematics exercises evidenced by the stamp of the cognitive development of the child, where she could learn any subject, in any age, in any stage of development, been respected, however, her way of thinking, by the teachers. In addition, the trend in mathematics education become hopeful to search fields committed with studies as the problems resolutions, where everyone, in a general terms, as well as teachers, students and professionals of this area can make mathematics in many ways and in different expressiveness, representing, therefore, the curricular contents of the current levels of education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCognitive learningpt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectProblems solvingpt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectMethodology of mathematics learningpt_BR
dc.subjectMetodologia do ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectLivro-didáticopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA formulação e a resolução de problemas nos primeiros anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.referee1Ustra , Sandro Rogério Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708918T8pt_BR
dc.contributor.referee2Davi, Tânia Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765645A0pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa pretendeu responder ao questionamento: Quais são os saberes teóricos e práticos que fundamentam a formulação e a resolução de problemas que os professores de Matemática dos primeiros anos do Ensino Fundamental necessitam para que possam desenvolver uma prática pedagógica alternativa, capaz e diferenciada daquela que perdura no contexto escolar? Para responder a esta questão foi elaborado o objetivo que teve como parâmetros, estudar, identificar, analisar e sistematizar os essenciais saberes teóricos e práticos que se referem à formulação e à resolução de problemas, os quais podem de alguma maneira, contribuir para o aprimoramento das ações de ensino da Matemática praticadas pelos professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Assim posto, foi desenvolvida uma pesquisa de teor bibliográfico para buscar respostas alternativas, evidenciando, assim, a resolução de problemas, como uma das propostas metodológicas e inovadoras de ensino, que aprimoram o processo de ensino-aprendizagem de maneira a romper com as ações reprodutivas e imitativas-repetitivas vigentes pelas ações contextualizadoras que estimulam a participação do aluno, em sala de aula ou fora dela, de forma lúdica, para o ensino dos conteúdos matemáticos escolares ou formais como os da vida cotidiana também. Para a viabilização dessas propostas inovadoras de ensino, a formação continuada do professor deve ser uma constante no cotidiano escolar e não apenas algumas vezes como se isso fosse suficiente para o aprimoramento da educação no Brasil. Sendo assim, a proposta de aprendizagem que orientou os fundamentos teóricos e metodológicos deste trabalho foi a Teoria Cognitiva de Bruner, a qual está associada à concepção de problemas e não a exercícios de matemática evidenciados pelo cunho do desenvolvimento cognitivo da criança, onde ela possa aprender qualquer assunto, em qualquer idade, permeando qualquer estágio de desenvolvimento, sendo respeitadas, porém, a sua maneira de pensar pelos professores. Diante disso, as tendências em educação matemática se tornam promissoras para os campos de pesquisa que estão voltados para estudos como a resolução de problemas onde todos, de uma maneira geral, assim como professores, alunos e profissionais desta área podem fazer a matemática de diversas formas e de expressividades diferentes, representando, portanto, os conteúdos curriculares dos atuais níveis de ensinos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration154pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.54pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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