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dc.creatorMiranda, Maria Inês Cunha-
dc.date.accessioned2017-10-03T17:56:01Z-
dc.date.available2017-10-03T17:56:01Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.identifier.citationMIRANDA, Maria Inês Cunha. Fluxos de comércio e competitividade da China e Brasil no Mercado da ALADI no século XXI : comércio intraproduto e determinantes da capacidade exportadora. 2017. 120 f. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19782-
dc.description.abstractThe rise of China as a major player in international trade has caused different effects on developed and developing countries, either by their recent incorporation of technological content in its export portfolio and the high demand for agricultural commodities and minerals. These two effects have affected greatly, Brazil, for within a context of fragmentation of production, competition between the two countries can be intense. Therefore this study aims to analyze the rise of China's impact on the competitiveness of Brazilian exports of manufactured products on the market ALADI from 2003 to 2013. Therefore, using the methodology by market segment according to degree of product quality enhanced by Fontagne et al. (2008) seeks to understand in which sectors there really is the Chinese threat to Brazilian competitiveness. In addition, the aim is to list the factors that influence the growth of exports, especially of manufactured products according to the technological intensity of each country within the ALADI through increased gravitational model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectComércio exterior - Chinapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectCrescimento econômicopt_BR
dc.subjectEspecialização intraprodutopt_BR
dc.subjectCapacidade exportadorapt_BR
dc.subjectEconomic growthpt_BR
dc.subjectIntraproduto specializationpt_BR
dc.subjectExport capacitypt_BR
dc.titleFluxos de comércio e competitividade da China e Brasil no Mercado da ALADI no século XXI: comércio intraproduto e determinantes da capacidade exportadorapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Clésio Lourenço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728156A3pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Flávio Vilela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797862Z3pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Guilherme Jonas Costa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762560U7pt_BR
dc.contributor.referee3Castilho, Marta dos Reis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728700E8pt_BR
dc.contributor.referee4Pinho, Marcelo Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723097H6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4322928E1pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoA ascensão da China como importante player no comércio internacional tem causado diferentes efeitos sobre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, seja pela sua recente incorporação de conteúdo tecnológico em sua pauta exportadora ou pela alta demanda por commodities agrícolas e minerais. Esses dois efeitos têm afetado, sobremaneira, o Brasil, pois dentro de um contexto de fragmentação da produção, a competição entre os dois países pode ser intensa. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da ascensão da China sobre a competitividade das exportações brasileiras dos produtos manufaturados no mercado da ALADI no período de 2003 a 2013. Para tanto, utilizando a metodologia de desagregação das exportações por segmento de mercado segundo o grau de qualidade dos produtos aprimorada por Fontagné et al. (2008) visa-se compreender em quais setores existe realmente a ameaça chinesa à competitividade brasileira. Além disso, pretende-se elencar quais os fatores que influenciam o crescimento das exportações, em especial dos produtos manufaturados de acordo com a intensidade tecnológica, de cada país dentro do mercado da ALADI por meio do modelo gravitacional aumentado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.sizeorduration120pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.59-
dc.orcid.putcode81762262-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:TESE - Economia

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