Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19762
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Identificação de áreas prioritárias para conservação e recuperação ambiental na área de entorno do Parque Estadual do Pau Furado – MG
Author: Borges, Raffaella Fernandes
First Advisor: Morais, Tatiane Pereira Santos
Summary: A expansão das áreas urbanas e agropecuárias contribuíram incisivamente para a redução das áreas naturais remanescentes a fragmentos dispersos em meio às atividades antrópicas. A fragmentação de habitats figura entre os principais problemas ambientais da atualidade, uma vez que pode acarretar a quebra de importantes processos ecológicos, a perda de micro-habitat; a extinção de espécies e a perda de biodiversidade. Dessa forma, é fundamental a adoção de práticas que promovam a conectividade entre as áreas remanescentes. As Unidades de Conservação compreendem importantes áreas para a conservação da biodiversidade que, aliadas a uma rede de corredores ecológicos na sua área de entorno, podem ter o seu potencial de conservação ampliado consideravelmente, ao permitir a dispersão de espécies entre a unidade e os fragmentos menores dispersos na paisagem, bem como viabilizar populações que demandam áreas maiores para sobreviver. Neste contexto, o presente trabalho objetivou realizar estudo de recuperação da conectividade em paisagens fragmentadas, para elaboração do mapa de áreas prioritárias para conservação e recuperação florestal na área de entorno do Parque Estadual do Pau Furado, por meio do método de análise multicriterial em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Os critérios selecionados foram proximidade entre fragmentos florestais de maior área nuclear; proximidade entre fragmentos florestais; proximidade à rede hidrográfica; proximidade à Unidade de Conservação; distância de centros urbanos e da malha viária; e vulnerabilidade à erosão. Os mapas temáticos referentes à cada critério foram combinados por meio do método de Combinação Linear Ponderada, que resultou no mapa de prioridades das áreas mais importantes para conservação e recuperação florestal, onde podem ser estabelecidos corredores ecológicos. O uso do Geoprocessamento mostrou-se eficiente nos processos de seleção de áreas prioritárias, contribuindo de forma relevante na tomada de decisão para definir áreas prioritárias. Para promover a conectividade entre os fragmentos por meio dos corredores ecológicos são necessárias ações integradas que envolvam parcerias entre instituições públicas, privadas, científicas, organizações ambientais, proprietários rurais, e variados grupos civis ligados à temática em questão.
Keywords: Análise multicritério
SIG
Combinação linear ponderada
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BORGES, Raffaella Fernandes. Identificação de áreas prioritárias para conservação e recuperação ambiental na área de entorno do Parque Estadual do Pau Furado – MG. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19762
Date of defense: 10-Aug-2017
Appears in Collections:TCC - Engenharia Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IdentificacaoAreasPrioritarias.pdfTCC3.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.