Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19745
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Despertar da primavera: cultura e cidadania na democracia participativa (o palco da participação e da distensão) |
Autor(es): | Torres, Maria José Moreira de Oliveira |
Primeiro orientador: | Ramos, Rosangela Patriota |
Primeiro membro da banca: | Ramos, Alcides Freire |
Segundo membro da banca: | Gomes, Aguinaldo Rodrigues |
Resumo: | O objetivo desta monografia é identificar, no projeto institucional denominado Continuidade e Desdobramento implementado pela Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia na década de 1980, as referências ou noções de cultura e cidadania que culminaram na montagem da peça O Despertar da Primavera, reunindo e envolvendo a Associação de Teatro de Uberlândia (ATU) e atores do teatro amador. O texto da pesquisa está dividido em três capítulos: o primeiro aborda as narrativas discursivas presentes nos dois projetos do PMDB em nível local e nacional e como planificam os objetivos e as propostas políticas de mudança do Estado brasileiro e da forma ideal de executar uma política em benefício do cidadão. O segundo capítulo apresenta os dois primeiros anos de fundação (1984-1985) da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia, inserida no contexto do projeto vitorioso do PMDB que gerou expectativas para a população. Destaca a relação da recém-criada secretaria com a classe teatral e a ATU (Associação de Teatro de Uberlândia). Também analisa os momentos que geraram distanciamento e "desencanto", por parte do movimento teatral, da política empreendida pelo governo municipal. O último capítulo se debruça sobre o processo de implantação do Projeto Continuidade e Desdobramento, apresentando as etapas por que passou o trabalho. Este Projeto foi realizado como ação do plano cultural para o teatro amador, levando em consideração a demanda que existia na época. Não se pretendeu, neste capítulo, entrar nos detalhes sobre a estética da dramaturgia de Frank Wedekind, cuja peça O Despertar da Primavera foi encenada como produto final do Projeto. As considerações finais são uma reflexão acerca do que foi a dinâmica que pautou a relação da Secretaria Municipal de Cultura e o movimento teatral, através da Associação de Teatro de Uberlândia, considerando que o teatro amador na cidade vivia um momento intenso de montagens e apresentações e a demanda forçava um compromisso por parte do governo municipal. A pesquisa se realizou nos arquivos da Secretaria de Cultura, conservados e mantidos organizados. |
Notas: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. |
Palavras-chave: | Teatro Democracia participativa Cidadania Uberlândia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | TORRES, Maria José Moreira de Oliveira. Despertar da primavera: cultura e cidadania na democracia participativa (o palco da participação e da distensão). 2003. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19745 |
Data de defesa: | 2003 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DespertarPrimaveraCultura.pdf | TCC | 13.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.