Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19720
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Benefícios econômicos da reciclagem: estudo de caso de Uberlândia - MG
metadata.dc.creator: Schreiber, Mateus Felipe
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Bruna Fernanda Faria
metadata.dc.description.resumo: A cidade de Uberlândia está entre os quatro maiores municípios em população de Minas Gerais o que implica em grande geração de resíduos sólidos urbanos que necessitam de gestão e gerenciamento adequado. Dessa forma fez-se necessária a implantação de políticas públicas capazes de promover a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Visando identificar os ganhos financeiros vinculados à reciclagem no município de Uberlândia – MG o presente estudo utilizou os dados da Prefeitura sobre coleta convencional e coleta seletiva, sendo possível com esses dados mensurar financeiramente os benefícios gerados pela coleta seletiva embasado no estudo do Instituto de Pesquisas de Economia Aplicada (IPEA), que consiste na diferença entre os preços para a produção utilizando matéria virgem e materiais recicláveis. A partir disto, observa-se que a cidade de Uberlândia apresentou baixos índices de comercialização de materiais recicláveis, sendo de 1,15% do total de resíduos coletados. Mesmo a quantidade sendo pequena, consegue atingir um benefício de aproximadamente R$575.000,00. Estimando-se que a cidade atinja índices de 5% de comercialização dos materiais recicláveis, poderia alcançar valores próximos a R$2.500.000,00. Pôde-se então concluir sobre as vantagens da reciclagem, apontando cidades que já tenham programas de incentivo à coleta seletiva, reciclagem, servindo como referência para outros municípios.
Keywords: Reciclagem
Coleta seletiva
Benefícios econômicos
Benefícios ambientais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO BASICO::RESIDUOS SOLIDOS, DOMESTICOS E INDUSTRIAIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SCHREIBER, Mateus Felipe. Benefícios econômicos da reciclagem: estudo de caso de Uberlândia - MG. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19720
Issue Date: 8-Aug-2017
Appears in Collections:TCC - Engenharia Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BeneficiosEconômicosReciclagem.pdfTCC1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.