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dc.creatorMiranda, Breno Brito-
dc.date.accessioned2017-09-15T14:11:19Z-
dc.date.available2017-09-15T14:11:19Z-
dc.date.issued2017-07-18-
dc.identifier.citationMIRANDA, Breno Brito. Contribuições ao projeto do motor linear a relutância variável. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.432pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19710-
dc.description.abstractThe linear variable reluctance motor (LVRM) is an electric machine fed by direct current with excited phases in a given sequence. Characterized by operating in a wide range of speed variation, it is used in linear applications that converts electric energy into force and translation movement. The need for current switching devices and a control system requires a good estimate of the motor’s inductance profile. However, since the larger air gap makes analytical calculation difficult, this profile must be obtained by numerical methods. In this context, this work presents a linear motor of the 4 phase transverse flow type designed to move a sliding translation system of opening and closing. Robustness, simplicity of construction and reduced power are decisive in the choice of machine type. The finite element analysis (FEA) is applied in order to determine the performance, qualified by the self-inductance of phase coils and the propulsion force production capacity. The FEA is also used in the evaluation of the force ripple factor, highly present in this type of motor, besides the production of vibration and acoustic noise arising from ripple factor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Elétricapt_BR
dc.subjectMotores elétricospt_BR
dc.subjectSemicondutorespt_BR
dc.subjectCorrentes elétricaspt_BR
dc.subjectMotores a relutância variávelpt_BR
dc.subjectMáquinas linearespt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectFator de ondulação da forçapt_BR
dc.subjectFEMMpt_BR
dc.subjectVariable reluctance motorspt_BR
dc.subjectLinear machinespt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectForce ripple factorpt_BR
dc.titleContribuições ao projeto do motor linear a relutância variávelpt_BR
dc.title.alternativeContributions to the design of linear variable reluctance motopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Camacho, José Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781495E9pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Darizon Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787741A6pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Hélder de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703858Z2pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4497359P8pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO motor linear à relutância variável (MLRV) é uma máquina elétrica alimentada em corrente contínua, com fases excitadas numa sequência determinada. Caracterizado por operar numa ampla faixa de variação de velocidade, é utilizado em aplicações lineares que convertem energia elétrica em força e movimento de translação. A necessidade de dispositivos comutadores de corrente e um sistema de controle requer boa estimativa do perfil de indutância do motor. No entanto, uma vez que o maior entreferro dificulta o cálculo analítico, este perfil deve ser obtido através de métodos numéricos. Neste contexto, este trabalho apresenta um motor linear do tipo fluxo longitudinal de 4 fases, destinado a mover um sistema de translação deslizante de abertura e fechamento. A robustez, a simplicidade de construção e a potência reduzida foram decisivos na escolha do tipo de máquina. A análise via elementos finitos (AEF) é aplicada a fim de determinar o desempenho, qualificado pela auto-indutância das bobinas de fase e pela capacidade de produção da força de propulsão. A AEF também é utilizada na avaliação do fator de ondulação da força (force ripple), altamente presente neste tipo de motor, além da produção de vibração e ruído acústico, decorrentes do mesmo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration101pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.432pt_BR
dc.orcid.putcode81755100-
dc.crossref.doibatchidc40b83b5-480c-405b-b094-5290e94f27a6-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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