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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19710
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Miranda, Breno Brito | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-15T14:11:19Z | - |
dc.date.available | 2017-09-15T14:11:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-18 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Breno Brito. Contribuições ao projeto do motor linear a relutância variável. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.432 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19710 | - |
dc.description.abstract | The linear variable reluctance motor (LVRM) is an electric machine fed by direct current with excited phases in a given sequence. Characterized by operating in a wide range of speed variation, it is used in linear applications that converts electric energy into force and translation movement. The need for current switching devices and a control system requires a good estimate of the motor’s inductance profile. However, since the larger air gap makes analytical calculation difficult, this profile must be obtained by numerical methods. In this context, this work presents a linear motor of the 4 phase transverse flow type designed to move a sliding translation system of opening and closing. Robustness, simplicity of construction and reduced power are decisive in the choice of machine type. The finite element analysis (FEA) is applied in order to determine the performance, qualified by the self-inductance of phase coils and the propulsion force production capacity. The FEA is also used in the evaluation of the force ripple factor, highly present in this type of motor, besides the production of vibration and acoustic noise arising from ripple factor. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.subject | Motores elétricos | pt_BR |
dc.subject | Semicondutores | pt_BR |
dc.subject | Correntes elétricas | pt_BR |
dc.subject | Motores a relutância variável | pt_BR |
dc.subject | Máquinas lineares | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Fator de ondulação da força | pt_BR |
dc.subject | FEMM | pt_BR |
dc.subject | Variable reluctance motors | pt_BR |
dc.subject | Linear machines | pt_BR |
dc.subject | Finite element method | pt_BR |
dc.subject | Force ripple factor | pt_BR |
dc.title | Contribuições ao projeto do motor linear a relutância variável | pt_BR |
dc.title.alternative | Contributions to the design of linear variable reluctance moto | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Camacho, José Roberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781495E9 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Darizon Alves de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787741A6 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paula, Hélder de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703858Z2 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4497359P8 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O motor linear à relutância variável (MLRV) é uma máquina elétrica alimentada em corrente contínua, com fases excitadas numa sequência determinada. Caracterizado por operar numa ampla faixa de variação de velocidade, é utilizado em aplicações lineares que convertem energia elétrica em força e movimento de translação. A necessidade de dispositivos comutadores de corrente e um sistema de controle requer boa estimativa do perfil de indutância do motor. No entanto, uma vez que o maior entreferro dificulta o cálculo analítico, este perfil deve ser obtido através de métodos numéricos. Neste contexto, este trabalho apresenta um motor linear do tipo fluxo longitudinal de 4 fases, destinado a mover um sistema de translação deslizante de abertura e fechamento. A robustez, a simplicidade de construção e a potência reduzida foram decisivos na escolha do tipo de máquina. A análise via elementos finitos (AEF) é aplicada a fim de determinar o desempenho, qualificado pela auto-indutância das bobinas de fase e pela capacidade de produção da força de propulsão. A AEF também é utilizada na avaliação do fator de ondulação da força (force ripple), altamente presente neste tipo de motor, além da produção de vibração e ruído acústico, decorrentes do mesmo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 101 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.432 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81755100 | - |
dc.crossref.doibatchid | c40b83b5-480c-405b-b094-5290e94f27a6 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
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