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dc.creatorGaribaldi, Rochele Karine Marques-
dc.date.accessioned2017-09-15T14:00:23Z-
dc.date.available2017-09-15T14:00:23Z-
dc.date.issued2017-07-03-
dc.identifier.citationGARIBALDI, Rochele Karine Marques. Os discursos da inclusão nas políticas educacionais: vozes, ressonâncias e silenciamentos nos CAps mineiros. 2017. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.407pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19709-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusão em educaçãopt_BR
dc.subjectColégios de aplicaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPúblico da educação especialpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectColégios de Aplicaçãopt_BR
dc.titleOs discursos da inclusão nas políticas educacionais: vozes, ressonâncias e silenciamentos nos CAps mineirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lázara Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763209T8pt_BR
dc.contributor.advisor2Lopes, Maura Corcini-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770064T0pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700793D1pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219199D2pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa é uma investigação qualitativa sobre as políticas educacionais e o processo de inclusão das crianças, público da educação especial, nos Colégios de Aplicação das Universidades Federais de Minas Gerais, no período de 2010 a 2015. Objetiva pontuar sobre os discursos, desdobramentos e efeitos das políticas educacionais de inclusão desenvolvidas pelo governo federal brasileiro; descrever historicamente a organização e estrutura desses Colégios de Aplicação, considerando os aspectos administrativos e pedagógicos; observar, registrar e analisar o espaço escolar, em seus ambientes e cenários que fazem parte do currículo da educação infantil e das séries iniciais; identificar e analisar as formas de ingresso dos alunos-público da educação especial nessas instituições. Para tanto, utilizou-se a pesquisa documental, além da realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores, coordenadores pedagógicos e professores que atuam com alunos considerados público da educação especial dos Colégios de Aplicação: Colégio João XIII, pertencente à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tomamos como ferramenta de análise metodológica a abordagem do Ciclo de Políticas de Ball (1994), para analisar criticamente as políticas públicas de educação inclusiva em documentos legais. Para a análise dos dados, empregou-se a análise do discurso tendo como referência os Estudos Foucaultianos, a partir dos conceitos de governamentalidade, biopoder, norma e discurso, que se tornam essenciais para a interpretação das distintas dimensões que emergem da prática das políticas públicas de inclusão. Foi possível conhecer sobre os movimentos que os CAps têm realizado para colocar os discursos da inclusão em funcionamento, identificando que ainda atende mais a deficiência do que as diferenças. Ressalta-se, ainda, que a inclusão encontra-se hoje como um problema presente, posto como um imperativo do Estado neoliberal numa perspectiva do biopoder, em que não se governa o corpo do indivíduo, mas o corpo-espécie da população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration183pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.407pt_BR
dc.orcid.putcode81753280-
dc.crossref.doibatchid22f0d610-83ee-4ec2-b34c-ad1cc528251e-
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