Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19704
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Dificuldades pedagógicas na formação inicial de professores de ciências e biologia durante o estágio supervisionado
Autor(es): Nascimento, Patrícia do
Primeiro orientador: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Primeiro membro da banca: Queiroz, José Rildo de Oliveira
Segundo membro da banca: Oliveira, Guilherme Saramago de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar as dificuldades na formação inicial de professores de Ciências e de Biologia durante o estágio supervisionado. Creditamos a relevância deste estudo ao fato de que o estágio é um momento de intenso aprendizado, mas também de fortes impactos, que tanto podem ser positivos como negativos, cujas dificuldades refletem-se diretamente nos anos iniciais da carreira docente. Analisamos as principais dificuldades encontradas por licenciandos nas disciplinas de Estágio Supervisionado inseridas nos últimos semestres do curso noturno de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Utilizamos uma abordagem qualitativa, através da análise de conteúdo das respostas obtidas por diversos instrumentos de pesquisa aplicados aos estagiários, professores da universidade e das escolas concedentes do estágio, e para egressos do curso. Também analisamos o Projeto Pedagógico de Curso. Os questionários voltados para os estagiários apontaram dificuldades que parecem pertencer a uma rede complexa de elementos intrincados. As entrevistas voltadas aos professores de escolas concedentes de estágio indicam dificuldades associadas à universidade - como a brevidade do estágio - e à qualidade das interações proporcionadas nesse momento formativo. O questionário voltado para o professor da universidade reflete principalmente as dificuldades associadas às crenças e concepções que resultam em atitudes defensivas por parte dos estagiários. Já o questionário direcionado aos egressos permitiu evidenciar as dificuldades persistentes no exercício da profissão e também a contribuição das disciplinas de práticas de ensino e de estágios para seu enfrentamento. Com esse arcabouço de dados obtidos e categorias construídas, estabelecemos análises das dificuldades encontradas no estágio, ressaltando que não basta aos licenciandos entrarem em contato com o ambiente do qual fizeram parte por muitos anos de sua formação, sem a necessária fundamentação teórica para constituir um olhar efetivamente perscrutador e uma capacidade de enfrentamento das dificuldades identificadas. Também é necessário (re)considerar a importância do estágio, especialmente na articulação da formação inicial para a continuada, visto que é nesse espaço/tempo que o licenciando começa a formar um ideal sobre o que é efetivamente ser professor e inicia sua entrada no âmbito escolar, numa perspectiva profissional.
Abstract: This research has as main objective to investigate the difficulties in the initial formation of teachers of Sciences and of Biology during the supervised stage. The relevance of this study is credited to the fact that the internship is a moment of intense learning, but also of strong impacts, both positive and negative, whose difficulties are directly reflected in the initial years of the teaching career. We analyzed the main difficulties encountered by graduates in the subjects of Supervised Internship inserted in the last semesters of the night course of Biological Sciences of the Federal University of Uberlândia (UFU). We used a qualitative approach, through the content analysis of the answers obtained by several research instruments applied to the trainees, university teachers and the granting schools of the internship, and for graduates of the course. We also analyzed the Pedagogical Course Project. The questionnaires for the trainees pointed to difficulties that seem to belong to a complex network of intricate elements. Interviews with teachers at internship schools indicate difficulties associated with the university - such as the brevity of the internship - and the quality of the interactions provided at this formative moment. The questionnaire aimed at the university professor mainly reflects the difficulties associated with the beliefs and conceptions that result in defensive attitudes on the part of the trainees. On the other hand, the questionnaire addressed to the graduates showed the persistent difficulties in the practice of the profession and also the contribution of the disciplines of teaching practices and internships to their confrontation. With this framework of data obtained and categories constructed, we established analyzes of the difficulties found in the stage, noting that it is not enough for the licensees to come into contact with the environment of which they were part for many years of their formation, without the necessary theoretical foundation to constitute a look Effectively scrutinizing and an ability to cope with the identified difficulties. It is also necessary to (re) consider the importance of the stage, especially in the articulation of initial formation to the continuous, since it is in this space / time that the licensing begins to form an ideal about what is effectively to be a teacher and initiates its entrance in the scope School, from a professional perspective.
Palavras-chave: Educação
Estágios supervisionados
Professores de Biologia - Formação
Professores de ciência - Formação
Dificuldades pedagógicas
Formação inicial de professores
Formação continuada de professores
Supervised internship
Pedagogical difficulties
Initial teacher training
Continuing education of teachers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: NASCIMENTO, Patrícia do. Dificuldades pedagógicas na formação inicial de professores de ciências e biologia durante o estágio supervisionado. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.346
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.346
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19704
Data de defesa: 28-Abr-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DificuldadesPedagogicasFormacao.pdfDissertação7.66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.