Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19689
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O professor de contabilidade: um estudo bibliométrico abrangendo o período de 2006 a 2016
Autor(es): Oliveira, Andson Teixeira de
Primeiro orientador: Passos, Janduhy Camilo
Resumo: Este artigo tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico sobre o Docente na Contabilidade, abrangendo o período de 2006 a 2016. Para tanto, tem como referência as publicações e periódicos nacionais da área contábil, com qualificação A1 a B5 no Qualis CAPES 2015. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e de caráter quantitativo. Os resultados evidenciam uma predominância de publicações de autores da região Sudeste do Brasil, advindo de instituições de ensino pública, principalmente da FEA/USP. Em geral, os artigos da amostra são pesquisas descritivas ou exploratórias, com abordagem qualitativa, em que os pesquisadores optaram por desenvolver estudo de caso. Constatou-se também, a pouca frequência de artigos publicados sobre a temática, o que sinaliza quanto à importância da pesquisa sobre o assunto, uma vez que a docência como profissão demanda saberes próprio; é um oficio de saberes múltiplos, de competências e habilidades em diferentes situações, e contexto que ocorrem simultaneamente dentro e fora da sala de aula. Tem na prática pedagógica a produção de saberes e competências, estes construídos e mesclados resultantes das experiências pessoais, profissionais e interação com a sociedade, nas indagações e questionamentos que o levam a pesquisar e buscar saberes que aperfeiçoam e desenvolvem habilidades que irão refletir e contribuir no ensino e na carreira docente. Destaca-se também a importância da formação profissional, dos conhecimentos técnicos específicos, do saber humano e das habilidades pessoais. Conclui-se que não existe receita, indicando o que os professores precisam saber, pois, cada contexto requer uma necessidade específica e postura do docente.
Abstract: This article aims to conduct a bibliometric study on the Faculty of Accounting, covering the period from 2006 to 2016. For this purpose, it has as reference the national publications and periodicals of the accounting area, with A1 to B5 qualification in the CAPES 2015 Qualis. It is a bibliographical, descriptive and quantitative research. The results evidenced a predominance of publications by authors from the Southeast region of Brazil, coming from public education institutions, mainly from FEA / USP. In general, the articles in the sample are descriptive or exploratory surveys with a qualitative approach, in which the researchers chose to develop a case study. It was also observed the lack of frequency of published articles on the subject, which indicates the importance of research on the subject, since teaching as a profession demands knowledge of its own; Is an office of multiple knowledges, skills and abilities in different situations, and context that occur simultaneously inside and outside the classroom. It has in pedagogical practice the production of knowledges and competences, these constructed and merged as a result of personal and professional experiences and interaction with society, in the inquiries and inquiries that lead them to research and seek knowledge that improves and develops skills that will reflect and contribute to the Teaching. Emphasis is also placed on the importance of vocational training, specific technical knowledge, human knowledge and personal skills. It is concluded that there is no recipe, indicating what teachers need to know, since each context requires a specific need and posture of the teacher.
Palavras-chave: Contabilidade
Docência
Docente
Didática
Saber
Accounting
Teaching
Didactic to know
Teacher
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Andson Teixeira de. O professor de contabilidade: um estudo bibliométrico abrangendo o período de 2006 a 2016. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19689
Data de defesa: 2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProfessorContabilidadeEstudo.pdfTCC3.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.