Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19662
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Educação patrimonial: uma forma alternativa para o ensino de História
Author: Vanzo, Pierpaolo Toffano
First Advisor: Gomes, Aguinaldo Rodrigues
First member of the Committee: Sousa Netto, Miguel Rodrigues de
Second member of the Committee: Menezes, Marcos Antonio de
Summary: O presente trabalho tem por objetivo analisar e discutir a possibilidade do uso da educação patrimonial no ensino formal de História. Na pesquisa foi utilizado como fonte o Guia Básico de Educação Patrimonial, que mostra como se deve lidar com os objetos culturais existentes em nossa sociedade, entendendo como esses objetos tanto manifestações culturais materiais quanto imateriais. Também foi consultada a relação dos bens tombados como patrimônios culturais na cidade de Uberlândia, produzida pela Prefeitura Municipal, e a bibliografia referente ao assunto produzida por historiadores. A fundamentação teórica do trabalho se baseia na História Cultural que se propõe a analisar as práticas culturais como resultado de experiências concretas dos sujeitos históricos. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro discute as dificuldades enfrentadas pelos professores de História recém-formados devido à ênfase dada à pesquisa durante a formação acadêmica, visto que as disciplinas do curso de História são mais voltadas para a formação de pesquisadores do que professores capazes de se adaptarem à realidade da educação básica. O segundo capítulo aborda os conceitos de patrimônio cultural (histórico e artístico), analisando a importância para a sociedade de sua preservação e a necessidade de uma postura mais crítica em relação a esses bens. Os patrimônios materiais estudados nesse trabalho e tomados como parâmetro para a discussão são os existentes na cidade de Uberlândia e tombados pela Prefeitura Municipal. O último capítulo apresenta uma discussão sobre a utilização da temática patrimônio cultural como alternativa possível para o ensino de História, apontando uma metodologia capaz de orientar essa atividade.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Educação patrimonial
Ensino de História
Uberlândia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: VANZO, Pierpaolo Toffano. Educação patrimonial: uma forma alternativa para o ensino de História . 2003. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19662
Date of defense: 2003
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçaoPatrimonialAlternativa.pdfTCC364.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.