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dc.creatorVanzo, Pierpaolo Toffano-
dc.date.accessioned2017-09-08T16:02:13Z-
dc.date.available2017-09-08T16:02:13Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationVANZO, Pierpaolo Toffano. Educação patrimonial: uma forma alternativa para o ensino de História . 2003. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19662-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.titleEducação patrimonial: uma forma alternativa para o ensino de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Aguinaldo Rodrigues-
dc.contributor.referee1Sousa Netto, Miguel Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Menezes, Marcos Antonio de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar e discutir a possibilidade do uso da educação patrimonial no ensino formal de História. Na pesquisa foi utilizado como fonte o Guia Básico de Educação Patrimonial, que mostra como se deve lidar com os objetos culturais existentes em nossa sociedade, entendendo como esses objetos tanto manifestações culturais materiais quanto imateriais. Também foi consultada a relação dos bens tombados como patrimônios culturais na cidade de Uberlândia, produzida pela Prefeitura Municipal, e a bibliografia referente ao assunto produzida por historiadores. A fundamentação teórica do trabalho se baseia na História Cultural que se propõe a analisar as práticas culturais como resultado de experiências concretas dos sujeitos históricos. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro discute as dificuldades enfrentadas pelos professores de História recém-formados devido à ênfase dada à pesquisa durante a formação acadêmica, visto que as disciplinas do curso de História são mais voltadas para a formação de pesquisadores do que professores capazes de se adaptarem à realidade da educação básica. O segundo capítulo aborda os conceitos de patrimônio cultural (histórico e artístico), analisando a importância para a sociedade de sua preservação e a necessidade de uma postura mais crítica em relação a esses bens. Os patrimônios materiais estudados nesse trabalho e tomados como parâmetro para a discussão são os existentes na cidade de Uberlândia e tombados pela Prefeitura Municipal. O último capítulo apresenta uma discussão sobre a utilização da temática patrimônio cultural como alternativa possível para o ensino de História, apontando uma metodologia capaz de orientar essa atividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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