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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19662
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Vanzo, Pierpaolo Toffano | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-08T16:02:13Z | - |
dc.date.available | 2017-09-08T16:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | VANZO, Pierpaolo Toffano. Educação patrimonial: uma forma alternativa para o ensino de História . 2003. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19662 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.title | Educação patrimonial: uma forma alternativa para o ensino de História | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Aguinaldo Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1 | Sousa Netto, Miguel Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee2 | Menezes, Marcos Antonio de | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar e discutir a possibilidade do uso da educação patrimonial no ensino formal de História. Na pesquisa foi utilizado como fonte o Guia Básico de Educação Patrimonial, que mostra como se deve lidar com os objetos culturais existentes em nossa sociedade, entendendo como esses objetos tanto manifestações culturais materiais quanto imateriais. Também foi consultada a relação dos bens tombados como patrimônios culturais na cidade de Uberlândia, produzida pela Prefeitura Municipal, e a bibliografia referente ao assunto produzida por historiadores. A fundamentação teórica do trabalho se baseia na História Cultural que se propõe a analisar as práticas culturais como resultado de experiências concretas dos sujeitos históricos. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro discute as dificuldades enfrentadas pelos professores de História recém-formados devido à ênfase dada à pesquisa durante a formação acadêmica, visto que as disciplinas do curso de História são mais voltadas para a formação de pesquisadores do que professores capazes de se adaptarem à realidade da educação básica. O segundo capítulo aborda os conceitos de patrimônio cultural (histórico e artístico), analisando a importância para a sociedade de sua preservação e a necessidade de uma postura mais crítica em relação a esses bens. Os patrimônios materiais estudados nesse trabalho e tomados como parâmetro para a discussão são os existentes na cidade de Uberlândia e tombados pela Prefeitura Municipal. O último capítulo apresenta uma discussão sobre a utilização da temática patrimônio cultural como alternativa possível para o ensino de História, apontando uma metodologia capaz de orientar essa atividade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 40 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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