Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19643
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A gênese da Escola Rotary: interlocuções entre o público e o privado - 1956/1971
Autor(es): Marçal, Josiane Aparecida
Primeiro orientador: Danelon, Márcio
Primeiro membro da banca: Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de
Segundo membro da banca: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa que tem como escopo central apresentar como ocorreu o desvelamento da gênese da Escola Estadual Rotary de 1° Grau, entre os anos de 1956 a 1971, levando em consideração as relações estabelecidas entre o público e o privado nesta instituição de ensino. Tem-se como objetivos específicos responder algumas questões ligadas à implementação desta escola no município de Ituiutaba que, nos anos selecionados, era considerado “Capital do Arroz”, por apresentar destaque em pujança econômica pela sua produção intensiva deste grão. Para tanto, nosso propósito ainda foi conhecer e analisar as diretrizes educacionais governamentais presentes no período em questão; analisar os documentos, recortes jornalísticos e iconográficos referentes ao surgimento da Escola Rotary nos anos de 1956 a 1971; compreender e caracterizar os agentes históricos neste processo e quais mecanismos foram efetivados para a permanência destes na escola, assim como discutir como era organizado o tempo e o espaço para o seu funcionamento; descobrir a relevância da implantação da escola e sua contribuição para a população do município; identificar de que forma circulou o pensamento educacional na época pautado nas categorias difundidas por meio da Instituição Rotary Club Internacional; e entender como se deu a correlação/conexão entre a organização internacional e a Escola Rotary. O procedimento metodológico para a investigação aqui proposta ficou definido em cinco fases distintas: visita à Escola Estadual Rotary de 1° Grau para levantamento no arquivo escolar dos documentos oficiais e da iconografia da escola; visita à Fundação Cultural de Ituiutaba para leitura de jornais referente ao período proposto e à Prefeitura Municipal de Ituiutaba para leitura das atas da Câmara Municipal; visita à Instituição Rotary Club de Ituiutaba para leitura das atas do período em questão, além de jornais e revistas rotarianas; consulta ao IBGE para compreensão dos dados estatísticos oficiais referentes ao município e ao Arquivo Público Mineiro; e levantamento de referencial bibliográfico, das mensagens presidenciais, das Revistas Pedagógicas e do ensino. Os resultados sinalizaram que a relação entre público e privado presente na gênese da escola comprova que estas nem sempre aparecem no cenário da história da educação brasileira sob forma de conflitos, mas também de troca e convívio. Isto possivelmente evidenciou a omissão do Estado brasileiro para com a educação pública. Assim, concluimos que esta pesquisa proporcionou o desvelamento a respeito da situação da escola pública instituída no município de Ituiutaba no período histórico selecionado, em especial a respeito da gênese da Escola Rotary. Ter concretizado este trabalho ampliou ainda mais o corpus de conhecimento sobre instituições escolares, ao se realizar um movimento transnacional que discutiu a condição da institucionalização da escola pública não apenas em nível local, mas regional e nacional. Neste movimento transnacional, compreendemos ainda a respeito da vinculação da Instituição Rotary Club de Ituiutaba com o Rotary Club Internacional refletindo, dessa maneira, a sua dinâmica de funcionamento, bem como a ideologia implícita nos princípios rotarianos que se refletiram no interior da Escola Rotary e na sociedade ituiutabana por meio de algumas categorias.
Abstract: This work is the result of a research whose main purpose is to present the discovery of the genesis of the 1st Grade Rotary State School between 1956 to 1971, taking into account the relationships established between the public and the private in this educational institution. Its specific objectives are to answer some questions related to the implementation of this school in the municipality of Ituiutaba that in the selected years was considered "Rice Capital", because it standed out in economic strength for its intensive production of this grain. Therefore, our purpose also was to understand and analyze the governmental educational guidelines present in the period in question; to analyze documents, newspapers and iconographic clippings related to the emergence of the Rotary School in the years 1956 to 1971; to understand and characterize the historical agents in this process and what mechanisms were made for their stay in school, as well as discuss how the time and space for their operation was organized; to discover the relevance of the school's implementation and its contribution to the population of the municipality; to identify how educational thinking circulated during the era in the categories disseminated through the International Rotary Club Institution; and to understand how the correlation/connection between the international organization and the Rotary School has taken place. The methodological procedure for the research was defined in five distinct phases: a visit to the 1st Grade Rotary State School for the collection of official documents and school iconography in the school archives; visit to the Cultural Foundation of Ituiutaba to read newspapers for the proposed period and to the Ituiutaba Town Hall to read the minutes of the City Council; visit to the Rotary Club of Ituiutaba to read the minutes of the period in question, Rotary journals and magazines; consultation with the IBGE to understand the official statistical data regarding the municipality and the State Public Archive; and survey of bibliographic references, presidential messages, Pedagogical Magazines and of teaching. The results showed that the public and private relations present in the genesis of the school prove that they do not always appear in the Brazilian history of education in the form of conflicts, but also of exchange and conviviality. This possibly evidenced the omission of the Brazilian State towards public education. Thus, we conclude that this research provided the disclosure regarding the situation of the public school instituted in the municipality of Ituiutaba in the selected historical period, especially regarding the genesis of the Rotary School. Having completed this work has expanded the corpus of knowledge about school institutions even more, by making a transnational movement that discussed the condition of the institutionalization of the public school, not only at the local, but also in regional and national level. In this transnational movement we also understand the connection between the Rotary Club of Ituiutaba and the International Rotary Club, thus reflecting its dynamics and the ideology implicit in the Rotary principles reflected in the Rotary School and in the Ituiutaban society by some categories.
Palavras-chave: Educação
Associação Internacional de Rotary Clubes
Escolas públicas - Ituiutaba MG
Escola Estadual Rotary de Ituiutaba (MG) - História
Escola Rotary
Rotary Club Internacional
Rotary School
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MARÇAL, Josiane Aparecida. A gênese da Escola Rotary : interlocuções entre o público e o privado - 1956/1971. 2017. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.348
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.348
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19643
Data de defesa: 4-Mai-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeneseEscolaRotary.pdfDissertação16.73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.