Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19628
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Siga os números: introdução ao uso de dados no jornalismo de finanças e negócios
Author: Segala, Mariana
First Advisor: Spannenberg, Ana Cristina Menegotto
First member of the Committee: Araújo, Marcelo Marques
Second member of the Committee: Träsel , Marcelo Ruschel
Summary: Este relatório de conclusão do mestrado profissional interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia apresenta o percurso de desenvolvimento de um manual, em formato de e-book, sobre a aplicação de técnicas, práticas e ferramentas de jornalismo de dados na cobertura jornalística de economia, intitulado Siga os Números: Introdução ao uso de dados no jornalismo de finanças e negócios. Transformado em tendência nas redações na última década, o jornalismo de dados emerge das implicações técnicas, sociais e institucionais do advento das redes. Reflete o crescimento das bases de dados ao alcance dos cidadãos, o movimento global pela transparência e a disseminação de softwares e aplicativos voltados à análise e à visualização de dados. Área de especialização tradicionalmente associada ao manuseio de números, o jornalismo econômico pode se valer dos instrumentos próprios do jornalismo de dados para aperfeiçoar seus produtos. Considerando a inclinação da cobertura atual de economia aos assuntos relacionados ao mercado financeiro e ao desempenho das empresas, o conteúdo de Siga os Números procura orientar estudantes de jornalismo e jornalistas pouco familiarizados com jornalismo de dados e/ou com jornalismo econômico sobre onde encontrar, como capturar e de que maneira utilizar dados em apurações de finanças e negócios.
Abstract: This final report from the interdisciplinary professional master in Technologies, Comunication and Education of Federal University of Uberlândia presents the development of a handbook, published as an e-book, about the use of techniques, practices and tools of data journalism in the journalistic coverage of economy, entitled Follow the Numbers: Introduction to Data Use in Business and Financial Journalism. Data journalism, that became a trend in newsrooms during the past decade, emerges from the technical, social and institutional implications from the advent of networks. It reflects the growth of citizen’s access to databases, the global movement asking for transparency and the dissemination of softwares and applications for data analysis and visualization. Specialization area traditionally associated with number manipulation, business journalism can make use of data journalism instruments to improve its products. Considering the current economic coverage direction towards subjects regarding financial markets and corporate performance, Follow the Numbers tries to guide journalism students and journalists not familiar with data journalism and/or business journalism about where to find, how to get and what to do with data in business and financial journalistic investigations.
Keywords: Educação
Jornalismo - Aspectos econômicos
Jornalismo eletrônico
Jornalismo - Inovações tecnológicas
Jornalismo de dados
Jornalismo econômico
Dados
Finanças
Negócios
Data journalism
Business journalism
Finance
Business
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Quote: SEGALA, Mariana. Siga os números: introdução ao uso de dados no jornalismo de finanças e negócios. 2017. 62 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19628
Date of defense: 7-Mar-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SigaNumerosIntroducao.pdfDissertação2.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.