Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19617
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O insólito no espaço-corpo do Cavaleiro inexistente e do Visconde partido ao meio, de ítalo Calvino
Autor: Rocha, Helen Cristine Alves
Primer orientador: Gama-Khalil, Marisa Martins
Primer miembro de la banca: Ramos, Maria Celeste Tommasello
Segundo miembro de la banca: Soares, Leonardo Francisco
Resumen: Considerando-se que a literatura fantástica questiona a realidade por meio da tensão entre o insólito e o real prosaico, e que o espaço literário é múltiplo em sentidos, podendo denunciar ideologias vigentes na sociedade, esta dissertação tem como objetivo analisar o tratamento do insólito, procurando entender de que maneira ele se constrói no corpo de dois protagonistas de Italo Calvino, a saber: o Visconde e o Cavaleiro, presentes nos livros O visconde partido ao meio e O cavaleiro inexistente. Pretendemos, ainda, investigar através de quais representações o insólito emerge; como se configura a sua manifestação no espaço-corpo dos protagonistas livros citados; que efeitos desencadeiam no contexto narrativo; que outras imagens são formadas a partir da deles, tendo em vista que o corpo do Visconde e do Cavaleiro é o espaço de onde emerge e o lugar onde habita o insólito. Para tal fim, tomamos como fundamentação teórica obras que tratam da especificidade da literatura fantástica, principalmente a de Calvino, elegendo como obras básicas para sua compreensão os estudos de José Paulo Paes (1985), Tzvetan Todorov (2004), Filipe Furtado (1980, 2015), David Roas (2001), Lenira Marques Covizzi (1978). Para os estudos psicanalíticos e o sentimento “inquietante” elencamos Freud (2010). Sobre teoria literária utilizamos os textos críticos, juntamente com os de história literária, lendo, principalmente, Italo Calvino (1990, 1993, 1999, 2004, 2006). Dentro dos estudos sobre a linguagem, ideologia e espaço, tivemos o auxílio das obras de Michel de Certeau (1998), Michel Foucault (2000, 2002, 2006), Marisa Martins Gama-Khalil (2012, 2013), Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995, 1997). Ademais, realizamos pesquisa bibliográfica compreendendo: situar Italo Calvino em seu tempo histórico, social e cultural, além de estudos críticos em torno desse tema e, da mesma maneira, operamos o rastreamento teórico de todo material possível ao longo desses estudos para alcançar os objetivos propostos.
Abstract: Taking the fact that the fantastic literature queries reality by means of tension between fantasy and the prosaic reality and that the literary space is multiple in meanings, what allows it to denunciate current ideologies in society, this dissertation aims at analyzing the way fantasy is treated and they way it can be understood in the body of two main characters by Italo Calvino, the Viscount and the Knight, from the books The nonexistent knight and The cloven viscount. So we intend to investigate from which representations fantasy emerges; how its manifestation is informed in the body-space of those main characters; which effects are followed in the narrative context; what other images are formed from them, taking into account both the Viscount’s and the Knight’s bodies are the space where fantasy emerges and inhabits. To achieve this goal, we study books where the specificity of fantastic literature is treated as theoretical fundament, mainly Calvino’s and the books which help understand it: José Paulo Paes (1985), Tzvetan Todorov (2004), Filipe Furtado (1980, 2015), David Roas (2001), Lenira Marques Covizzi (1978). For the psychoanalytic studies, we choose Freud (2010). On literary theory and literary history, we read Italo Calvino (1990, 1993, 1999, 2004, 2006). On language studies, ideology and space, we use Michel de Certeau (1998), Michel Foucault (2000, 2002, 2006), Marisa Martins Gama Khalil (2012, 2013), Gilles Deleuze and Félix Guattari (1995, 1997). Besides, we make a bibliographic research for situating Italo Calvino in his historical, social and cultural time as well as other critical studies about such themes and, this way, we envisage all the possible theoretical material for leading us to achieve our goals.
Palabras clave: Literatura
Literatura italiana - História e crítica
Literatura fantástica italiana - História e crítica
Calvino, ítalo, 1923-1985 - Crítica e interpretação
Insólito
Literatura fantástica
Espaço-corpo
Visconde
Fantasy
Fantastic Literature
Body-space
Viscount
Knight
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Cita: ROCHA, Helen Cristine Alves. O insólito no espaço-corpo do Cavaleiro inexistente e do Visconde partido ao meio, de ítalo Calvino. 2017. 190 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.12
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.12
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19617
Fecha de defensa: 26-ene-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InsolitoEspacoCorpo.pdfDissertação3.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.