Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19540
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCostantin, Luis Claudio Paleari-
dc.date.accessioned2017-08-21T10:55:14Z-
dc.date.available2017-08-21T10:55:14Z-
dc.date.issued2017-08-01-
dc.identifier.citationCOSTANTIN, Luis Claudio Paleari. Dimensionamento de turbocompressores para aplicação em motores de combustão interna. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19540-
dc.description.abstractThis project aims to facilitate the dimensioning of superchargers to be used in Otto internal combustion engines. The use of these components has increased considerably due to the search for cars with smaller, but still more powerful and economical engines. The choice of the ideal supercharger, though, may be a hard and error-prone job. This way, a program using the software Excel was created to make this choice simpler and more precise. With the help from this tool, it was possible to dimension a supercharger for a general engine of total cylinder capacity of 2.0L, that runs on gasoline. It made possible for this engine, previously capable of providing a power of approximately 157 hp, to provide around 200 hp, both situations considering a rotation speed of 5000 RPM. This project allows people to dimension a supercharger for their own personal automobile, or for designers to simplify the choosing of this component.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurbocompressorpt_BR
dc.subjectTurbochargerpt_BR
dc.subjectCompressorpt_BR
dc.subjectTurbinept_BR
dc.subjectTurbinapt_BR
dc.subjectDimensionamentopt_BR
dc.titleDimensionamento de turbocompressores para aplicação em motores de combustão internapt_BR
dc.title.alternativeDimension of turbochargers for use in internal combustion enginespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Marta de-
dc.contributor.referee1Araujo, Douglas Bezerra de-
dc.contributor.referee2Ziberov, Maksym-
dc.contributor.referee3Souza, Ana Marta de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse projeto tem como principal objetivo facilitar o dimensionamento de turbocompressores para aplicações em motores de combustão interna do ciclo Otto. A utilização desses componentes tem crescido consideravelmente devido à busca por carros com motores menores, porém mais potentes e econômicos. A escolha do turbocompressor ideal, entretanto, pode ser um trabalho difícil e propício a erros. Dessa forma, foi criado um programa utilizando o software Excel para tornar essa escolha mais precisa e simples. Com o auxílio dessa ferramenta, foi possível dimensionar um turbocompressor para um modelo genérico de um motor com cilindrada total igual a 2,0L, movido a gasolina. Isso permitiu que esse motor, antes capaz de fornecer uma potência de aproximadamente 157 cv, fornecesse uma potência próxima de 200 cv, ambas em uma velocidade de rotação de 5000 RPM. Esse trabalho permite que pessoas possam dimensionar um turbo para seu carro particular, ou que projetistas possam simplificar a escolha desse componente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DimensionamentoTurbocompressoresAplicacao.pdfTCC2.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.