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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19540
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Costantin, Luis Claudio Paleari | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-21T10:55:14Z | - |
dc.date.available | 2017-08-21T10:55:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-01 | - |
dc.identifier.citation | COSTANTIN, Luis Claudio Paleari. Dimensionamento de turbocompressores para aplicação em motores de combustão interna. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19540 | - |
dc.description.abstract | This project aims to facilitate the dimensioning of superchargers to be used in Otto internal combustion engines. The use of these components has increased considerably due to the search for cars with smaller, but still more powerful and economical engines. The choice of the ideal supercharger, though, may be a hard and error-prone job. This way, a program using the software Excel was created to make this choice simpler and more precise. With the help from this tool, it was possible to dimension a supercharger for a general engine of total cylinder capacity of 2.0L, that runs on gasoline. It made possible for this engine, previously capable of providing a power of approximately 157 hp, to provide around 200 hp, both situations considering a rotation speed of 5000 RPM. This project allows people to dimension a supercharger for their own personal automobile, or for designers to simplify the choosing of this component. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Turbocompressor | pt_BR |
dc.subject | Turbocharger | pt_BR |
dc.subject | Compressor | pt_BR |
dc.subject | Turbine | pt_BR |
dc.subject | Turbina | pt_BR |
dc.subject | Dimensionamento | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento de turbocompressores para aplicação em motores de combustão interna | pt_BR |
dc.title.alternative | Dimension of turbochargers for use in internal combustion engines | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Ana Marta de | - |
dc.contributor.referee1 | Araujo, Douglas Bezerra de | - |
dc.contributor.referee2 | Ziberov, Maksym | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Ana Marta de | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse projeto tem como principal objetivo facilitar o dimensionamento de turbocompressores para aplicações em motores de combustão interna do ciclo Otto. A utilização desses componentes tem crescido consideravelmente devido à busca por carros com motores menores, porém mais potentes e econômicos. A escolha do turbocompressor ideal, entretanto, pode ser um trabalho difícil e propício a erros. Dessa forma, foi criado um programa utilizando o software Excel para tornar essa escolha mais precisa e simples. Com o auxílio dessa ferramenta, foi possível dimensionar um turbocompressor para um modelo genérico de um motor com cilindrada total igual a 2,0L, movido a gasolina. Isso permitiu que esse motor, antes capaz de fornecer uma potência de aproximadamente 157 cv, fornecesse uma potência próxima de 200 cv, ambas em uma velocidade de rotação de 5000 RPM. Esse trabalho permite que pessoas possam dimensionar um turbo para seu carro particular, ou que projetistas possam simplificar a escolha desse componente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 39 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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File | Description | Size | Format | |
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DimensionamentoTurbocompressoresAplicacao.pdf | TCC | 2.34 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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