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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19533
Document type: | Trabalho de evento |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Inclusão escolar: uma possibilidade ou uma utopia? |
Author: | Silva, Eliete Antônia da Araújo, Ilze Arduini de |
Summary: | Pretendemos com este trabalho abordar algumas reflexões que foram desenvolvidas no decorrer das pesquisas para as monografias, bem como, as experiências obtidas em sala de aula, sendo um dos objetivos refletir sobre as condições de inclusão social a partir, e dentro da sala de aula. Outra preocupação aqui presente diz respeito às representações sociais, presentes na sociedade brasileira, ou melhor, no imaginário social, das variadas formas de exclusão construídas e representadas através de estigmas e estereótipos. Uma tentativa de explicitar os muitos obstáculos enfrentados pelas pessoas excluídas socialmente requer que se leve em consideração à dimensão cultural, sobretudo no que diz respeito às imagens preconceituosas, estereotipadas, assimiladas no decorrer do processo histórico por grande parte da população brasileira. Valores impregnados, muitas vezes inconscientemente, nos indivíduos, que alimentam preconceitos e descriminação, tendo, como conseqüência, a exclusão social de diversas pessoas. Falar sobre inclusão é falar, sobretudo do interesse em realizar, por meio de políticas públicas, uma melhor estruturação na rede de ensino público e privado, que possibilite uma qualidade de vida social e cultural de todos os cidadãos, pois é principalmente na escola que se forma o cidadão de amanhã. E isso instiga a levantar o seguinte questionamento: inclusão social, uma possibilidade ou uma utopia? |
Abstract: | We want to work with this address some ideas that were developed during the search for monographs, and experience from the classroom, one of the goals reflect on the conditions of social inclusion from, and within the classroom. Another concern here relates to social representations, present in Brazilian society, or rather in the social imaginary, of various forms of exclusion built and represented by stigmas and stereotypes. An attempt to explain the many obstacles faced by socially excluded people requires that it takes into consideration the cultural, especially with regard to the images prejudiced, stereotypical, assimilated during the historical process by much of the Brazilian population. Values impregnated, often unconsciously, in individuals, which fuel prejudice and discrimination, and, as such, the social exclusion of many people. Talking is talking about inclusion, especially of interest in conducting, through public policies, better structuring the network of public and private education, which allows a quality of social and cultural life of all citizens, mainly because it is in school that is as the citizen of tomorrow. And that calls to raise the following question: social inclusion, a possibility or a utopia? |
Keywords: | Políticas públicas Práticas sociais Educação |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | UFU |
Quote: | SILVA, Eliete Antônia da; ARAUJO, Ilze Arduini de. Inclusão escolar: uma possibilidade ou uma utopia. In: O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 4., 2008, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UfU, 2009. p. 98 -110. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19533 |
Last page of volume: | 110 |
First page of volume: | 98 |
Publication year: | 2008 |
Appears in Collections: | TRABALHO DE EVENTO - FACED |
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File | Description | Size | Format | |
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BP07ElieteIlze.pdf | Trabalho de Evento | 135.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
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