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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19531
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Souza, Hugo de Sanches | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-18T13:35:44Z | - |
dc.date.available | 2017-08-18T13:35:44Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-30 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Hugo. Análise de escoamento de ar em coletores de admissão de motores de combustão interna. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19531 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Coletores de admissão | pt_BR |
dc.subject | Fluidodinâmica computacional | pt_BR |
dc.subject | Desempenho de motores de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Escoamento de ar em dutos | pt_BR |
dc.subject | Mecânica dos fluidos | pt_BR |
dc.title | Análise de escoamento de ar em coletores de admissão de motores de combustão interna | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Ana Marta de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3522162933152053 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Francisco José de | - |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Priscila Ferreira Barbosa de | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A busca de melhorias do desempenho do motor tornou-se muito relevante a medida em que passou a operar como uma ferramenta indispensável na geração de energia mecânica. Em busca de soluções de engenharia por maior desempenho, redução do impacto ambiental e custo há uma crescente demanda por inovação no setor, viabilizando estudos de otimização. Tendo o coletor de admissão grande importância para o rendimento esperado do motor cuja função principal é promover o fluxo adequado do ar que entrará em contato com o combustível na câmara de combustão, e sendo a geometria dos dutos de admissão papel fundamental de projeto, o atual trabalho se propõe a realizar uma análise de escoamento em dutos com diferentes geometrias aplicado ao coletor de admissão de um motor de combustão interna através da simulação numérica de um modelo matemático CDF no software AVL FIRE. O estudo tem o intuito de analisar comparativamente o comportamento da distribuição do fluxo de ar na admissão de um duto central e posterior distribuição do pleno aos dutos que conduzem o fluido à câmara de combustão de um motor ICE (Ignição por centelha elétrica), utilizando no estudo de caso um modelo de coletor composto de um duto de entrada central e quatro dutos de saída com comunicação à câmara de combustão. As simulações geram resultados gráficos em forma de imagens que serão tratadas e apresentadas comparativamente a serem posteriormente avaliadas sob alicerce da teoria de escoamento em dutos com diferentes configurações geométricas, de modo a avaliar os efeitos de recirculação, formação de vórtices, variabilidade cíclica e efeito viscoso na parede de dutos bem como as consequências destes fenômenos para o desempenho e funcionamento do motor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 61 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Mecânica |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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AnaliseEscoamentoColetores.pdf | TCC | 2.85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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