Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19531
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSouza, Hugo de Sanches-
dc.date.accessioned2017-08-18T13:35:44Z-
dc.date.available2017-08-18T13:35:44Z-
dc.date.issued2017-03-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Hugo. Análise de escoamento de ar em coletores de admissão de motores de combustão interna. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19531-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColetores de admissãopt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectDesempenho de motores de combustão internapt_BR
dc.subjectEscoamento de ar em dutospt_BR
dc.subjectMecânica dos fluidospt_BR
dc.titleAnálise de escoamento de ar em coletores de admissão de motores de combustão internapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Marta de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3522162933152053pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Francisco José de-
dc.contributor.referee2Sousa, Priscila Ferreira Barbosa de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA busca de melhorias do desempenho do motor tornou-se muito relevante a medida em que passou a operar como uma ferramenta indispensável na geração de energia mecânica. Em busca de soluções de engenharia por maior desempenho, redução do impacto ambiental e custo há uma crescente demanda por inovação no setor, viabilizando estudos de otimização. Tendo o coletor de admissão grande importância para o rendimento esperado do motor cuja função principal é promover o fluxo adequado do ar que entrará em contato com o combustível na câmara de combustão, e sendo a geometria dos dutos de admissão papel fundamental de projeto, o atual trabalho se propõe a realizar uma análise de escoamento em dutos com diferentes geometrias aplicado ao coletor de admissão de um motor de combustão interna através da simulação numérica de um modelo matemático CDF no software AVL FIRE. O estudo tem o intuito de analisar comparativamente o comportamento da distribuição do fluxo de ar na admissão de um duto central e posterior distribuição do pleno aos dutos que conduzem o fluido à câmara de combustão de um motor ICE (Ignição por centelha elétrica), utilizando no estudo de caso um modelo de coletor composto de um duto de entrada central e quatro dutos de saída com comunicação à câmara de combustão. As simulações geram resultados gráficos em forma de imagens que serão tratadas e apresentadas comparativamente a serem posteriormente avaliadas sob alicerce da teoria de escoamento em dutos com diferentes configurações geométricas, de modo a avaliar os efeitos de recirculação, formação de vórtices, variabilidade cíclica e efeito viscoso na parede de dutos bem como as consequências destes fenômenos para o desempenho e funcionamento do motor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOSpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnaliseEscoamentoColetores.pdfTCC2.85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.