Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19430
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Utilização do sistema integrado de diagnose e recomendação (DRIS) em batateira (CULTIVAR CUPIDO) sob doses de fertilizantes NPK
metadata.dc.creator: Nogueira, Marco Thúlio Menezes
metadata.dc.contributor.advisor1: Queiroz, José Magno
metadata.dc.description.resumo: O alto custo das adubações, a importância da nutrição mineral na produtividade e o nível de tecnologia adotado nas lavouras de batata tornam relevante a utilização de técnicas de avaliação do estado nutricional, como a diagnose foliar. Entre os métodos para diagnóstico nutricional das plantas, destaca-se o Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS), que utiliza o conceito do balanço de nutrientes. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a influência da variação de doses de fertilizante nitrogenado (N), fosfatado (P2O5) e potássica (K2O) no balanço de nutrientes na planta através da utilização do Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS), para a cultivar Cupido. Foram conduzidos três experimentos deliamento experimental de blocos ao acaso. [nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K)] em Perdizes em MG. As doses testadas foram: 0; 30; 70; 120 e 280 kg ha-1 de N, 0; 150; 300; 600 e 900 kg ha-1 de P2O5 e 0; 70; 110; 200 e 400 kg ha-1 de K2O. Aos 30 DAP, foram amostradas folhas de cada parcela para análise foliar. Ao final dos experimentos os tubérculos foram colhidos e calculada a produtividade das parcelas. O DRIS permite conhecer a ordem de limitações dos nutrientes nas lavouras de batata, possibilitando a adequação das relações entre os nutrientes ao longo dos ciclos de cultivo na área, o que otimiza o manejo da adubação. Diante dos resultados obtidos, no grupo estabelecido como de alta produtividade, observou-se que o nutriente que esteve mais limitante foi o fósforo, quando submetido a uma adubação sem aplicação de K, ou seja, quando a cultura obteve apenas aporte de K via o residual de cultivos anteriores presente no solo. Quanto aos micronutrientes observou-se que doses elevadas de fósforo geram desbalanços intensos de B (anion e neutro) e Mn (cátion), o que também pode estar relacionado a competição no momento de absorção pelo sistema radicular.
Keywords: Solanum tuberosum L
Nutrição mineral
Mineral nutrition
Diagnose foliar
Leaf diagnosis
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: NOGUEIRA, Marco Thúlio Menezes. Utilização do sistema integrado de diagnose e recomendação (DRIS) em batateira (CULTIVAR CUPIDO) sob doses de fertilizantes NPK. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19430
Issue Date: 8-Aug-2017
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UtilizacaoSistemaIntegrado.pdf994.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.