Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19342
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Cazuza: música e poética social na indústria cultural dos anos 80
metadata.dc.creator: Melo, Cristhianne Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Hermetes Reis de
metadata.dc.contributor.referee1: Lopreato, Christina da Silva Roquette
metadata.dc.contributor.referee2: Carrijo, Gilson Goulart
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa me propus a investigar os anos 80 e desmitificar o conceito de “Década Perdida”. Seguramente, não houve em toda a história da cultura pop brasileira período tão instigante e aventureiro. Os anos 80 entram para história da cultura como uma Década Criativa. É um período de grande efervescência cultural e transformações sociais, políticas e econômicas. Este reflexo foi o que inspirou jovens artistas a optaram por vias não convencionais de se fazer política. O discurso era o “não discurso”, a ideologia era “fazer algo diferente”. A pesquisa centralizou sobre a música e a poesia crítica de Cazuza. Ele um personagem dos anos 80 soube cantar e contar a história da década e dar voz a uma juventude silenciada pelos anos da ditadura. Soube retratar os anseios da população em um período de abertura política, mas com traços e heranças de um período um tanto fechado e sem expectativas. Um olhar especial foi dado à Industria Cultural, responsável pela divulgação artística do cantor que adentra na década criativa mostrando um jeito novo de se fazer política. A Indústria Cultural na responsabilidade de transformar o entretenimento em mercadoria viveu dias de glória nos anos 80. O modismo rock, alcançou pontos extremos: questionamento social e político, produto cultural influenciador de massas com grande abertura mercadológica.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Cazuza
Indústria cultural
Anos 80
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: MELO, Cristhianne Oliveira de. Cazuza: música e poética social na indústria cultural dos anos 80. 2004. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19342
Issue Date: 2004
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CazuzaMusicaPoetica.pdfTCC783.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.