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dc.creatorResende, Débora Maria Dias-
dc.date.accessioned2017-07-31T12:58:45Z-
dc.date.available2017-07-31T12:58:45Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationRESENDE, Débora Maria Dias. Estratégias de aprendizagem e rendimento acadêmico: um estudo na disciplina de Análise de Custos. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19267-
dc.description.abstractThis work aims to identify and analyze the learning strategies and the academic performance of Accounting Sciences students in the subject of Cost Analysis. Thus, to meet the objective of the research, it was analyzed whether or not students use learning strategies and which they are. The research is classified as descriptive with a quantitative approach. For data collection, a survey of the students’ academic achievement in Cost Analysis was carried out, as well as the application of a questionnaire with the assertions about the use of learning strategies adapted from the Learning Strategies Scale of Primary Education, Escala de Estratégias de Aprendizagem do Ensino Fundamental – EAEF of Boruchovitch and Santos (2004). For the data analysis, the descriptive statistics, in addition to the Kruskal-Wallis test, were used to verify if there were significant differences between the groups of metacognitive, cognitive and non-strategies learning strategies. The sample included 125 students from the Accounting Sciences course of a federal public institution, enrolled in the subject of Cost Analysis, in the second semester of 2015 and the first semester of 2016, from the 5th period of the course. The results of this study indicated that there were no significant differences between the use of metacognitive strategy and the lack of strategies, only a statistical difference between the group of cognitive strategies and the others. Regarding the students' academic performance, the results indicate their low academic performance, both in the subject of Cost Analysis, in semestral and general student's coeficient of academic achievement, CRA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectRendimento acadêmicopt_BR
dc.subjectAnálise de custospt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectAcademic performancept_BR
dc.subjectCost analysispt_BR
dc.titleEstratégias de aprendizagem e rendimento acadêmico: um estudo na disciplina de análise de custospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Edvalda Araújo-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar e analisar as estratégias de aprendizagem e o rendimento acadêmico dos alunos de Ciências Contábeis na disciplina de Análise de Custos. Assim, para atender o objetivo da pesquisa, analisou-se se os discentes utilizam ou não de estratégias de aprendizagem e quais são elas. A pesquisa classifica-se como descritiva com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, foi realizado um levantamento do rendimento acadêmico auferido pelos alunos na disciplina de Análise de Custos, além da aplicação de um questionário com as assertivas sobre a utilização de estratégias de aprendizagem adaptadas da Escala de Estratégias de Aprendizagem do Ensino Fundamental – EAEF de Boruchovitch e Santos (2004). Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva, além do teste de Kruskal-Wallis, para verificar se houve diferenças significativas entre os grupos de estratégias de aprendizagem metacognitivas, cognitivas e ausência de estratégias. A amostra abrangeu 125 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública federal, matriculados na disciplina Análise de Custos, no 2º semestre de 2015 e 1º semestre de 2016, oferecida no 5º período do curso. Os resultados deste estudo indicaram que não houve diferenças significativas entre o uso de estratégia metacognitiva e a ausência de estratégias, verificando-se apenas diferença estatística entre o grupo das estratégias cognitivas e as demais. Já em relação ao rendimento acadêmico dos alunos, os resultados apontam um baixo rendimento acadêmico dos discentes, tanto na disciplina de Análise de Custos, quanto no CRA semestral e geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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