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dc.creatorLima, Michel da Silva-
dc.date.accessioned2017-07-24T14:12:19Z-
dc.date.available2017-07-24T14:12:19Z-
dc.date.issued2017-06-22-
dc.identifier.citationLIMA, Michel da Silva. Estudo comparativo do aço ABNT 1020, ferro fundido nodular e ferro fundido cermicular, na eficiência de frenagem utilizando ensaios tribológicos. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19229-
dc.description.abstractThe mini Baja vehicles developed by teams of engineering students present many challenges and among these the brake system and the materials of its manufacture. In this work, four materials are tested through abrasive tests using an abrasive (Drill Pipe) designed and built in the Laboratory of Technology in Friction and Wear of UFU. The materials chosen were two ABNT 1020 Steels, Vermicular Cast Iron and Ferritic Nodular Cast Iron. The materials were characterized metallographically, the hardness was measured and tested by sliding against a friction body specially mounted in dry condition and immersed in water. The coefficients of friction and the wear rates were obtained. It was not possible to identify the best material due to the high dispersion of the results.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMini bajapt_BR
dc.subjectEnsaios abrasométricospt_BR
dc.subjectDrill Pipept_BR
dc.subjectCoeficientes de atritopt_BR
dc.subjectTaxas de desgastept_BR
dc.subjectMini bajapt_BR
dc.subjectAbrasometric testspt_BR
dc.subjectCoefficients of frictionpt_BR
dc.subjectWear ratespt_BR
dc.titleEstudo comparativo do aço ABNT 1020, ferro fundido nodular e ferro fundido vermicular, na eficiência de frenagem utilizando ensaios tribológicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Jose Antonio Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293795056444646pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Daniel Dall'Onder dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7847006276264872pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Rafael Ariza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0624627292189127pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4789703983584045pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs veículos mini Baja desenvolvidos por equipes de estudantes de engenharia apresentam muitos desafios e dentre esses o sistema de freio e os materiais de sua confecção. Neste trabalho são testados através de ensaios abrasométricos quatro materiais utilizando-se um abrasômetro (Drill Pipe) projetado e construído no Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste da UFU. Os materiais escolhidos foram dois Aços ABNT 1020, Ferro Fundido Vermicular e Ferro Fundido Nodular Ferrítico. Os materiais foram caracterizados metalograficamente, medidas as durezas e ensaiados por deslizamento contra um corpo de fricção especialmente montado na condição a seco e imersos em água. Foram obtidos os coeficientes de atrito e as taxas de desgaste. Não foi possível identificar o melhor material em virtude da elevada dispersão dos resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration55pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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