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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19229
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Lima, Michel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T14:12:19Z | - |
dc.date.available | 2017-07-24T14:12:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-22 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Michel da Silva. Estudo comparativo do aço ABNT 1020, ferro fundido nodular e ferro fundido cermicular, na eficiência de frenagem utilizando ensaios tribológicos. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19229 | - |
dc.description.abstract | The mini Baja vehicles developed by teams of engineering students present many challenges and among these the brake system and the materials of its manufacture. In this work, four materials are tested through abrasive tests using an abrasive (Drill Pipe) designed and built in the Laboratory of Technology in Friction and Wear of UFU. The materials chosen were two ABNT 1020 Steels, Vermicular Cast Iron and Ferritic Nodular Cast Iron. The materials were characterized metallographically, the hardness was measured and tested by sliding against a friction body specially mounted in dry condition and immersed in water. The coefficients of friction and the wear rates were obtained. It was not possible to identify the best material due to the high dispersion of the results. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mini baja | pt_BR |
dc.subject | Ensaios abrasométricos | pt_BR |
dc.subject | Drill Pipe | pt_BR |
dc.subject | Coeficientes de atrito | pt_BR |
dc.subject | Taxas de desgaste | pt_BR |
dc.subject | Mini baja | pt_BR |
dc.subject | Abrasometric tests | pt_BR |
dc.subject | Coefficients of friction | pt_BR |
dc.subject | Wear rates | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo do aço ABNT 1020, ferro fundido nodular e ferro fundido vermicular, na eficiência de frenagem utilizando ensaios tribológicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Jose Antonio Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0293795056444646 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Daniel Dall'Onder dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7847006276264872 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Rafael Ariza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0624627292189127 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4789703983584045 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Os veículos mini Baja desenvolvidos por equipes de estudantes de engenharia apresentam muitos desafios e dentre esses o sistema de freio e os materiais de sua confecção. Neste trabalho são testados através de ensaios abrasométricos quatro materiais utilizando-se um abrasômetro (Drill Pipe) projetado e construído no Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste da UFU. Os materiais escolhidos foram dois Aços ABNT 1020, Ferro Fundido Vermicular e Ferro Fundido Nodular Ferrítico. Os materiais foram caracterizados metalograficamente, medidas as durezas e ensaiados por deslizamento contra um corpo de fricção especialmente montado na condição a seco e imersos em água. Foram obtidos os coeficientes de atrito e as taxas de desgaste. Não foi possível identificar o melhor material em virtude da elevada dispersão dos resultados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 55 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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