Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19129
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Vivências e lutas em "alta tensão": trabalhadores de Furnas e a greve de 1989
metadata.dc.creator: Monteiro, Gabriela Cunha
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Antônio de
metadata.dc.contributor.referee1: Jesus, Wilma Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Leandro de Aquino
metadata.dc.description.resumo: O movimento operário no Brasil sofreu várias interpretações e definições, contudo, após a década de 70 do século XX, observamos nitidamente que uma mudança estava por vir, e de fato aconteceu. Surgiu uma nova forma de se pensar os trabalhadores e sua atuação. Nesse sentido, eles são meus personagens, trabalhadores da Usina de Furnas, na cidade de Passos - MG. O recorte cronológico desta pesquisa foi definido de 1980 até o ano de 1989, período em que as greves gerais "pararam" o país, e a greve de maio de 1989 da Usina de Fumas motivou e contribuiu para a construção de novas reivindicações dos trabalhadores. Enfatizo o movimento deles dentro da empresa, apresentando a vida na Vila de Furnas, as condições de sobrevivência e as dificuldades no trabalho, apontando o que levou à greve no fim da década de 80. Para tanto, vou partir da análise de depoimentos de trabalhadores de Furnas e do jornal da cidade de Passos (Folha da Manhã) que noticiou a organização e o porquê da greve de 1989. Espero que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão das relações entre trabalhadores e empregadores no Brasil, esperando que o mesmo, ao somar-se às muitas produções acadêmicas existentes nessa área, possa suscitar reflexões que ajudem a pensar as relações sociais a partir do respeito mútuo, valorizando, sobretudo, os seres humanos que estão por trás das personagens, sejam elas trabalhadores ou empregadores.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Trabalhadores
Furnas
Greve
Lutas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: MONTEIRO, Gabriela Cunha. Vivências e lutas em "alta tensão": trabalhadores de Furnas e a greve de 1989. 2008. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19129
Issue Date: 2008
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VivenciasLutasAlta.pdfTCC7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.