Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19098
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A narrativa de Thomas Davatz: relato de memória e documento histórico, sentimentos e ressentimentos na história. (1850-1888)
Author: Rodrigues, Ana Flávia
First Advisor: Cerasoli, Josianne Francia
First member of the Committee: Voigt, André Fabiano
Second member of the Committee: Paula, Dilma Andrade de
Summary: O objetivo do trabalho é a compreensão histórica da memória da imigração suíça e alemã no Brasil através dos relatos dos imigrantes inseridos no sistema de parceria e nas implantações de mão-de-obra alternativa à escrava, questionando a influência dos sentimentos em suas memórias acerca das relações que viveram no interior desse processo e a constituição histórica das mesmas. Também tem como finalidade dar alguma contribuição para o estudo da colonização, cultura do café e imigração em São Paulo, ampliando o conhecimento das relações de trabalho nas fazendas de café de São Paulo por volta da metade do século XIX. O recorte cronológico se encontra entre os anos de 1850, data da lei Eusébio de Queiroz que decretava o fim do tráfico, e década abordada por Davatz em suas memórias até 1888 quando há a abolição e época em que a fazenda Ibicaba já havia falido juntamente com o sistema de parcerias. Como fonte principal foi escolhida a obra do imigrante suíço Thomas Davatz, “Memórias de um colono no Brasil”. O Capítulo I do texto desenvolve as principais ideias e perspectivas que norteiam o pensamento do autor acerca das relações entre memória e história. O Capítulo II, dividido em dois subitens, desenvolve na primeira parte um breve histórico a respeito da imigração, indicando em que conjuntos de acontecimentos o Brasil e a Europa estavam inseridos, visto que diversos fatores contribuíram para o processo de emigração/imigração, bem como para a implantação do sistema de parcerias. Na segunda parte do Capítulo II pensa-se a respeito da presença de afetos e desafetos em suas memórias, em como a experiência frustrada que o imigrante suíço teve no Brasil influenciou subjetivamente a construção de sua narrativa, além de reconstruir historicamente aquele tempo sob o foco dos ressentimentos. O Capítulo III faz um balanço geral das ideias desenvolvidas ao longo da pesquisa, bem como reflete sobre como a memória da imigração vem se inscrevendo na história, ressaltando a necessidade de buscar mais fontes para o tema e apontando algumas sugestões para se trabalhar este objeto.
Notes: Resumo criado pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Memória
História
Imigração
Ressentimento
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RODRIGUES, Ana Flávia. A narrativa de Thomas Davatz: relato de memória e documento histórico, sentimentos e ressentimentos na história. (1850-1888). 2008. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19098
Date of defense: 2008
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NarrativaThomasDavatz.pdfTCC24.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.