Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19018
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Aplicação de Azospirillum brasilense associado a reguladores de crescimento e micronutrientes na cultura do milho
metadata.dc.creator: Araújo, Luciana Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Brito, Césio Humberto de
metadata.dc.contributor.referee1: Sá Júnior, Adílio de
metadata.dc.contributor.referee2: Rezende, Wender Santos
metadata.dc.description.resumo: A aplicação de Azospirillum, reguladores de crescimento e micronutrientes nas culturas otimizam a produção através da fixação biológica de nitrogênio, aumento do desempenho do sistema radicular e parte aérea, maior absorção de nutrientes e água e consequente favorecimento da expressão do seu potencial genético. São alternativas econômicas e sustentáveis para a disponibilidade de nitrogênio na cultura do milho (Zea mays L.) visando a qualidade e rendimento das plantas e grãos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de Azospirillum brasilense associado ao uso de reguladores de crescimento e micronutrientes sobre a produtividade e caracteres agronômicos da cultura do milho. O ensaio foi conduzido na fazenda Floresta do Lobo, no município de Uberlândia, MG. O hibrido utilizado no experimento foi o Supremo® VIP. Os tratamentos consistem na aplicação associada ou não de Azospirillum, reguladores de crescimento vegetal e micronutrientes, as doses recebidas foram de 300, 250 e 150 mL ha-1 respectivamente, via aplicação foliar no estádio fenológico V4. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completos casualizados apresentando seis tratamentos e quatro repetições. Os caracteres avaliados foram diâmetro do colmo; altura da planta; da espiga; da última folha (base) e da última folha estendida; área foliar; massa fresca e seca da parte aérea; teor de nitrogênio foliar; teor de clorofila; força de quebramento de colmo; força de arranquio da planta; estande final; densidade e massa seca do colmo; e produtividade. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey (5%). Não foi observado incremento significativo nas variáveis avaliadas.
Keywords: Zea mays L.
Estimulante
Micronutrientes
Produtividade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: ARAÚJO, Luciana Santos. Aplicação de Azospirillum brasilense associado a reguladores de crescimento e micronutrientes na cultura do milho. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19018
Issue Date: 22-May-2017
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AplicaçãoAzospirillumBrasilense.pdfTCC932.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.