Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18997
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3699-4989
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Correlação entre caracteres como critério de seleção indireta em genótipos de algodoeiro (Gossypium hirsutum L.)
Autor(es): Reis, Michel de Carvalho
Primeiro orientador: Sousa, Larissa Barbosa de
Primeiro membro da banca: Nogueira, Ana Paula Oliveira
Segundo membro da banca: Cardoso, Daniel Bonifácio Oliveira
Resumo: A cultura do algodão tem notável importância para a economia brasileira e mundial. O conhecimento das relações entre caracteres, possibilita desenvolver alternativas que aumentem o progresso genético com a seleção simultânea de vários caracteres. A utilização das estimativas de correlação para aplicação da seleção indireta pode permitir maior eficiência e progresso na seleção, comparada com a seleção direta. O objetivo deste trabalho foi avaliar a correlação fenotípica e o desdobramento dos efeitos diretos e indiretos dos caracteres morfológicos e tecnológicos da fibra como critério de seleção indireta em genótipos de algodoeiro. O experimento foi realizado na fazenda experimental Capim Branco, em Uberlândia-MG, na safra 2014/2015. Foram avaliados 21 genótipos, sendo 19 genótipos F3 proveniente do Programa de Melhoramento Genético do Algodoeiro (PROMALG) e duas testemunhas comerciais: FM 966 e a DP 555. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completamente casualizados com quatro repetições. A parcela experimental foi composta por quatro fileiras de plantas de algodão 5 metros de comprimento, espaçadas de 0,9 metros. Os caracteres morfológicos e agronômicos avaliados foram: a) teor de clorofila a e b (TCA e TCB), b) número de ramos frutíferos (NRF), c) altura do 1º nó frutífero (ALTN), d) porcentagem de maçãs de 1ª, 2ª e 3ª posição (MPP, MSP, MTP), e) índice de área foliar (IAF), f) produtividade de algodão em caroço (PAC), g) produtividade de pluma (PP) e h) rendimento de pluma (RF). Com o auxílio do aparelho HVI (High Volume Instrument), avaliou-se as seguintes características de qualidade da fibra: i) Comprimento médio da fibra (UHML), ii) Uniformidade de comprimento (UI), iii) Índice de fibras curtas (SFI), iv) Resistência da fibra à ruptura (STR), v) Elongamento da fibra (ELG), vi) Micronaire (MIC), vii) Maturidade da fibra (MR). As análises estatísticas e o diagnóstico da multicolinearidade foram realizadas com o auxílio do Programa Genes. A partir das correlações observou-se que as características intrínsecas de qualidade da fibra tem influência sobre a produtividade de algodão em caroço, e também sobre caracteres morfológicos do algodoeiro. Baseado nas correlações fenotípicas e a partir da análise de trilha identificaram-se o caráter micronaire de maior efeito favorável sobre a produtividade de algodão em caroço, por apresentar correlação postiva e efeito direto. Sendo assim o caractere micronaire pode ser utilizado como critério de seleção indireta em genótipos de algodoeiro.
Palavras-chave: Gossypium hirsutum
Seleção indireta
Produtividade de algodão em caroço
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: REIS, Michel de Carvalho. Correlação entre caracteres como critério de seleção indireta em genótipos de algodoeiro (Gossypium hirsutum L.). 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18997
Data de defesa: 27-Jul-2016
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CorrelaçãoEntreCaracteres.pdfTCC943.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.