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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Prática social docente: para além das primeiras aproximações da pedagogia histórico-crítica
metadata.dc.creator: Prado, Jeovandir Campos do
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Antonio Bosco de
metadata.dc.contributor.referee1: Raimann, Ari
metadata.dc.contributor.referee2: Correa, João Jorge
metadata.dc.contributor.referee3: Lucena, Carlos Alberto
metadata.dc.contributor.referee4: Previtali, Fabiane Santana
metadata.dc.description.resumo: Esta tese tem como objetivo de investigação promover uma discussão sobre a prática (social e pedagógica) docente requerida na Pedagogia Histórico-Crítica e a relação desta com o método de análise marxiano. Visa, ainda, problematizar uma ação docente coerente, ao mesmo tempo, com as aspirações marxistas e com a teoria pedagógica de Dermeval Saviani, tendo em vista, que uma teoria pedagógica assentada no materialismo histórico e dialético pressupõe embutida uma forma específica de tratamento dos múltiplos fenômenos sociais. Nessa direção, primeiramente, buscou-se analisar os fundamentos e a base teórico-metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica, sua ligação com a teoria marxista e, nela, o papel da prática social no seu interior. Em seguida, esmiuçou-se a categoria prática social no marxismo para poder compreender o sentido dado por Saviani desta importante categoria no seu método pedagógico. Por fim, à luz desses encaminhamentos, insistiu-se sobre a especificidade da prática social ao procurar enfatizar uma ação docente melhor identificada com a teoria saviniana e também com o pensamento marxista, ou seja, sob a perspectiva histórico-crítica. O percurso metodológico escolhido incluiu pesquisa bibliográfica, análise documental e análise de literatura ligada ao tema, no entanto, sem abrir mão do tratamento dialético que permite compreender o movimento da realidade na sua organicidade e complexidade. Concluiu-se ao final, que a Pedagogia Histórico-Crítica, como instrumento pedagógico de luta, traz na sua essência, lucidez e combatividade que são fundamentais para uma tomada de consciência segura da práxis educativa no âmbito da escola capitalista. Mas essa possibilidade está condicionada a uma “unidade consciente” entre teoria (marxismo, educação e pedagogia) e prática (ação docente fundamentada nos objetivos da teoria) sem a qual terá dificuldade de realizar-se.
Abstract: This thesis aims to promote a discussion about the (social and pedagogical) teaching practice required in Historical-Critical Pedagogy and its relation with the method of Marxian analysis. It is also intended to problematize a teaching action, at the same time, coherent with the Marxist aspirations and the pedagogical theory of Dermeval Saviani, considering that a pedagogical theory based on historical and dialectical materialism presupposes embedded a specific form of treatment of multiple Social phenomena. In this direction, we first sought to analyze the foundations and the theoretical-methodological basis of Historical-Critical Pedagogy, its connection with Marxist theory and, in it, the role of social practice within. Next, the social practice category in Marxism was explored in order to understand Saviani's meaning of this important category in his pedagogical method. Finally, in the light of these referrals, emphasis was placed on the specificity of social practice in seeking to emphasize a teaching action better identified with Savinian theory and also with Marxist thought, that is, from a historical-critical perspective. The methodological path chosen included bibliographical research, documentary analysis and literature analysis linked to the theme, however, without giving up the dialectical treatment that allows understanding the movement of reality in its organicity and complexity. It was concluded at last that the Historical-Critical Pedagogy, as a pedagogical instrument of struggle, brings in its essence, lucidity and combativity that are fundamental for a safe awareness of the educational praxis within the capitalist school. But this possibility is conditioned to a "conscious unity" between theory (Marxism, education and pedagogy) and practice (teaching action based on the objectives of the theory) without which it will be difficult to achieve.
Keywords: Educação
Pedagogia crítica
Sociologia educacional
Socialismo e educação
Pedagogia Histórico-Crítica
Prática Social
Práxis
Método marxiano
Historical-Critical Pedagogy
Social Practice
Praxis
Marxian method
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: PRADO, Jeovandir Campos do. Prática social docente: para além das primeiras aproximações da pedagogia histórico-crítica. 2017. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18965
Issue Date: 17-Mar-2017
Appears in Collections:TESE - Educação

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