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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18912
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ferreira, Cleudio Marques | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-14T14:17:49Z | - |
dc.date.available | 2017-06-14T14:17:49Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-21 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Cleudio Marques. A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos. 2016. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18912 | - |
dc.description.abstract | The objective of the present work, make a dialectical study of the thought of Rousseau to discuss the concepts of poíesis and ethos, the following works: First and Second Discurso (1949; 1755), Carta a D'Lembert (1993) Narciso ou O amante de si mesmo (1733), Emílio, ou Da Educação (1762), Júlia ou a Nova Heloísa (1761). Therefore, reading became necessary these works to ratify the possibility of knowledge the art and ethos. It was concluded that they are part of human learning, in conducting their modeling of things and because of this, they also remodel to subsequently configure the love relationship of self and self-esteem, responsible for a imagination that springs in their senses to educate the passions, leading the man to (re) learn about the experiences of suffering and joy on the other, in their practical life. Theoretically, Rousseau offers in his works interviewing of poíesis and ethos contributions for the student to realize justice and goodness arise from inside the man when he makes his complementary with each other and form the mosaic of culture, justice and the beautiful to spark an interrelationship expressing a new ethos of the Enlightenment period. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ethos | pt_BR |
dc.subject | Amor-próprio | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Poíesis | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Amor de si | pt_BR |
dc.subject | Formation | pt_BR |
dc.subject | Love itself | pt_BR |
dc.subject | Self-esteem | pt_BR |
dc.subject | Imagination | pt_BR |
dc.title | A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guido, Humberto Aparecido de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Ivete Batista da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730534T5 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Danelon, Márcio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709327Z5 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Martins, Adriano Eurípedes Medeiros | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684E0 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Almeida Júnior, José Benedito de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738409H4 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784573Y4 | pt_BR |
dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivou-se, com o presente trabalho, fazer um estudo dialético sobre o pensamento de Rousseau para discorrer sobre os conceitos de poíesis e ethos, nas seguintes obras: primeiro e segundo Discursos (1949; 1755), Carta a D’Lembert (1993), Narciso ou O Amante de Si mesmo (1733), Emílio ou Da educação (1762), Júlia ou a Nova Heloísa (1761). Para tanto, fez-se necessário a leitura destas obras para ratificar a possibilidade de conhecer a arte e o ethos. Concluiu-se, que elas fazem parte do aprendizado do homem, na condução do seu modelamento das coisas e, devido a isso, elas também se remodelam para, posteriormente, configurarem a relação do amor de si e do amor-próprio, responsáveis por uma imaginação que brota em seus sentidos para educar as paixões, guiando o homem a (re)conhecer as experiências de sofrimentos e de alegrias no outro, em sua vida prática. Teoricamente, Rousseau oferece em suas obras contributos de entrelaçamento da poíesis e do ethos para o educando perceber a justiça e a bondade surgirem do interior do homem quando ele faz a sua complementariedade com o outro e forma o mosaico da cultura, da justiça e do belo para reluzir uma inter-relação expressando um novo ethos do período iluminista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 169 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81754002 | - |
dc.crossref.doibatchid | 58434145-d6ec-45ce-b3f5-4a5d7e4364e9 | - |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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