Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18903
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Livia Roberta-
dc.date.accessioned2017-06-14T13:25:52Z-
dc.date.available2017-06-14T13:25:52Z-
dc.date.issued2015-09-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Livia Roberta. Práticas musicais constituídas pelos alunos nos espaços/tempos livres no/do Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba-MG. 2015. 186 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.477pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18903-
dc.description.abstractThe present research aims at understanding how the musical practices are carried out outside music classes in the space/time in the State Conservatory of Music "Dr. José Zôccoli de Andrade" of Ituiutaba-MG. The student of this Conservatory are seen as social beings made of numerous characteristics due to their socio-cultural context, which is directly related to their musical practices in the school of music. From the point of view related everyday life theories, it was intended to also understand what those musical practices were and how they used to happen and to be organized in space/time when students are at the Conservatory but out of music class in space/time like hallways, patio, hall and even the classroom itself, free time between classes, at the unofficial break time, among others. The theoretical view directed to these practices is based on some concepts of theories of everyday life from the perspective of Pais (2003), of music education as social practice in the vision of Souza (2000, 2004, 2009), the ideas of Brougère (2012) about learning in daily life, and in the concepts of space/time of Lindôn (2000). In a qualitative approach, the case study was the method adopted in this research, and data collection procedures were observations and interviews with students. It is concluded that the students are organized in different ways to perform these musical practices, some of them expected and not expected, individual or/and shared ways and grounded on performances and musical listening. The musical practices carried out in the space/free time music class are important actions in the context of this diversified School of music, and that contributes to the understanding of the teaching/learning processes in the musical Conservatory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectConservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade (Ituiutaba, MG)pt_BR
dc.subjectPráticas musicaispt_BR
dc.subjectEspaços/tempos de ensino/aprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagem musical fora da aula de músicapt_BR
dc.subjectMusical Practicespt_BR
dc.subjectState Conservatory of musicpt_BR
dc.subjectSpace/time of musical teaching/learningpt_BR
dc.subjectMusical teaching/learning outside the music classpt_BR
dc.titlePráticas musicais constituídas pelos alunos nos espaços/tempos livres no/do Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728291Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704996J1pt_BR
dc.contributor.referee2Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707598A8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202731J8pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo compreender como se constituem as práticas musicais realizadas fora da aula de música, nos espaços/tempos do/no Conservatório Estadual de Música "Dr. José Zóccoli de Andrade” de Ituiutaba-MG. O aluno desse Conservatório é visto como um ser social, tecido por inúmeras características ligadas ao seu contexto sociocultural, e que têm relação direta com suas práticas musicais nessa escola de música. A partir de um olhar ligado às teorias do cotidiano, pretendeu-se também compreender quais eram essas práticas musicais, como aconteciam e se organizavam nos espaços/tempos em que os alunos estavam no Conservatório, mas, fora da aula de música, em espaços/tempos como corredores, pátio, hall e, até mesmo, na própria sala de aula, horários vagos, recreios, horários burlados, entre outros. O olhar teórico dirigido para essas práticas está fundamentado em alguns conceitos das teorias do cotidiano, sobretudo na perspectiva de Pais (2003); da música e da educação musical como prática social, na visão de Souza (2000, 2004, 2009); nas ideias de Brougère (2012) sobre aprendizagem no cotidiano; e nos conceitos de espaços/tempos, de Lindón (2000). Em uma abordagem qualitativa, o estudo de caso foi o método adotado nesta pesquisa, e os procedimentos de coleta de dados foram observações e entrevistas com alunos. Como conclusão, os alunos se organizam de diferentes formas para realizarem essas práticas musicais, algumas delas de forma prevista e outras não previstas, de formas individuais e/ou compartilhadas, e subsidiadas pela execução e escuta musical. As práticas musicais realizadas nos espaços/tempos livres da aula de música são ações importantes no contexto diversificado dessa escola de música, e que contribui para o entendimento dos processos de ensino/aprendizagem musical nesse Conservatório.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration186pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.477por
dc.orcid.putcode81760028-
dc.crossref.doibatchidd6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PraticasMusicaisConstituídas.pdfDissertação22.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.