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dc.creatorMarson, Noam Alves Martins-
dc.date.accessioned2017-06-13T14:46:19Z-
dc.date.available2017-06-13T14:46:19Z-
dc.date.issued2016-03-14-
dc.identifier.citationMARSON, Noam Alves Martins. Redescobrindo espaços de esperanças: um resgate do sentimento topofílico nos ambientes escolares de Uberlândia. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.239pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18885-
dc.description.abstractThe knowledge of topophilia perception and cognitive processes that involve individuals inserted in multiple existing environments is an essential necessity for understanding the interrelationships with the space. However, can intervening in the environment, a relational product between subjects and their locations, influence the quality of life of both of them? Starting from the theoretical/practical interface between architecture and education, based on some schools historiography and their teaching experiences, and presenting the influence of the school building on the teaching-learning process, that question sought to be answered. Through the diagnosis of learning spaces in the context of Uberlandia, Minas Gerais, – specifically schools whose architectural design features the standard “H" model – and of its post-occupation, we sought to investigate the perception of its users, through methodological instruments of environmental quality evaluation. At this stage, it was primordial the (1) interview with the architect Paulo Carrara, author of the project whose building is taken as a research object; (2) the application of the walkthrough tour, which simultaneously combines the user interview and the environmental observation; and (3) the analysis of the wish poem, which reveals the children‟s perceptions of the natural elements existing in school through drawings. Based on these data, which reveal the technical condition of the school building, and also little understanding of their users for their potential attributes, it was possible to propose an architectural intervention, already concluding, that rescued, with its own architectural solution, the natural feeling of topophilia that permeates the individuals, categorizing schools as spaces of hope, the expected place to (re)construct a planetary environmental awareness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação paisagísticapt_BR
dc.subjectTopofiliapt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPercepção Ambientalpt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectTopophiliapt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectEnvironmental perceptionpt_BR
dc.subjectNaturept_BR
dc.titleRedescobrindo espaços de esperanças: um resgate do sentimento topofílico nos ambientes escolares de Uberlândiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Colesanti, Marlene Teresinha de Muno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760536T6pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Adriany de Ávila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767724Y4pt_BR
dc.contributor.referee2Nehme, Valéria Guimarães de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746048U4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207730P3pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO conhecimento da percepção topofílica e dos processos cognitivos que envolvem os indivíduos inseridos nos múltiplos ambientes existentes, é de vital necessidade para o entendimento das inter-relações com o espaço. Contudo, ao intervir no ambiente, produto relacional entre sujeitos e seus lugares, pode-se influenciar a qualidade de vida de ambos? Partindo da interface teórica/prática entre arquitetura e educação, baseada na historiografia de algumas escolas e suas experiências pedagógicas, e apresentando a influência do edifício escolar no processo de ensino-aprendizagem, é que aquela indagação buscou ser respondida. Através do diagnóstico dos espaços de aprendizagem no contexto de Uberlândia, Minas Gerais, – especificamente as escolas cujo projeto arquitetônico apresenta modelo padrão “H” – e de sua pós-ocupação, buscou-se investigar qual a percepção dos seus usuários, através de instrumentos metodológicos de avaliação da qualidade ambiental. Nesta etapa, foi fundamental a (1) entrevista com o arquiteto Paulo Carrara, autor do projeto cuja edificação é tomada como objeto de pesquisa; (2) a aplicação do passeio walktrough, que combina simultaneamente a entrevista com o usuário e a observação do ambiente e (3) a análise do poema dos desejos, que revela o olhar das crianças em relação aos elementos naturais existentes na escola através de desenhos. Com base nestes dados, que revelaram a situação técnica do edifício escolar e também a pouca percepção dos seus usuários para seus atributos potenciais, foi possível propor uma intervenção arquitetônica, à guisa de conclusão, que resgatasse, a partir de sua própria solução arquitetônica, o sentimento topofílico natural que permeia os indivíduos, categorizando as escolas como espaços de esperanças, o lugar esperado para a (re)construção de uma consciência ambiental planetária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration170pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.239pt_BR
dc.orcid.putcode81763446-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
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