Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18837
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A eleição divina de Portugal: a história portuguesa e a condução da humanidade à salvação em sermões de Antônio Vieira
Autor: Machado, Érika Silva Quites
Primer orientador: Luz, Guilherme Amaral
Primer miembro de la banca: Nascimento, Mara Regina do
Segundo miembro de la banca: Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro
Resumen: Nesta monografia procuro analisar a forma como o padre Antônio Vieira (1608-1697) concebia e apresentava, em seus sermões, a concepção de que Portugal seria a nação eleita por Deus para conduzir a humanidade no caminho da realização dos desígnios divinos. Analisei, de forma especial, os sermões dedicados por Vieira a personagens ilustres do Império Português (sermões em ação de graças e de exéquias fúnebres) e ainda sermões de bom sucesso de armas, levando em conta as condições históricas de produção destes sermões e os objetivos que visavam. Para isto, foram analisados tanto os aspectos formais (retórico-poéticos), quanto os éticos (teológico políticos), culturais e morais da parenética vieiriana.
Palabras clave: Sermões
Antônio Vieira
Quinto Império
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MACHADO, Érika Silva Quites. A eleição divina de Portugal: a história portuguesa e a condução da humanidade à salvação em sermões de Antônio Vieira. 2009. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18837
Fecha de defensa: 2009
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EleicaoDivinaPortugal.pdfTCC310.39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.