Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18823
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ipatinga (1950-1957): uma ideia sobre a história do município sem a presença da Usiminas
Autor(es): Freitas, Geraldo Vinicius Ribeiro
Primeiro orientador: Almeida, Paulo Roberto de
Resumo: O trabalho apresenta parte das versões sobre a história de Ipatinga-MG na década de 1950, criando um panorama dos relatos sobre o início do município e os possíveis detalhes que possam ter se perdido nessas versões, referentes ao discurso hegemônico que cristaliza certas visões. Mostra também as diversas formas de recrutamento para a construção da Usiminas e a urbanização da cidade. Logo, o trabalho empreendeu uma busca por sentidos sobre o esquecimento de parte de sua história. O primeiro capítulo apresenta algumas das versões sobre a história de Ipatinga. Em seguida analisa-se a geografia do município propondo-se uma reflexão sobre certas forças políticas anteriores e posteriores à construção da Usina Intendente Câmara.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Palavras-chave: Ipatinga-MG
História
Usiminas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FREITAS, Geraldo Vinicius Ribeiro. Ipatinga (1950-1957): uma ideia sobre a história do município sem a presença da Usiminas. 2009. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18823
Data de defesa: 2009
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IpatingaIdeiaHistoria.pdfTCC4.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.